Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Comissão Estadual de Residência Médica toma posse no CCBS/Uepa

A CEREM-PA orienta as Comissões de Residência Médica (Coreme) quanto ao cumprimento das resoluções vigentes e supervisionando os programas e instituições que possuem residência médica

Por Ascom (Ascom)
17/12/2024 16h26

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará foi sede da posse da nova diretoria executiva da Comissão Estadual de Residência Médica do Pará (CEREM-PA). O médico Bruno Carmona, presidente da Santa Casa, hoje, 17, assumiu como presidente da CEREM-PA, tendo como vice-presidente, a professora e médica coordenadora do Serviço de Referência em Dermatologia da Uepa, Regina Carneiro.

A CEREM-PA é fundamental no desenvolvimento da residência médica no estado, pois orienta as Comissões de Residência Médica (Coreme) quanto ao cumprimento das resoluções vigentes e supervisionando os programas e instituições que possuem residência médica. Entre suas responsabilidades, destaca-se a definição de normas, a análise dos editais institucionais e a garantia de requisitos necessários para o funcionamento adequado de cada etapa dos processos seletivos. 

Durante o evento, Bruno Carmona e Regina Carneiro enfatizaram a importância e as perspectivas para a nova gestão do CEREM-PA pelos próximos dois anos, visando solucionar questões com foco em fortalecer as residências médicas. Bruno ressaltou a obrigação institucional de dar atenção a todos os programas de Residência e a busca de parceiros para se ter mais suporte administrativo para o CEREM-PA. "O desafio é fazer um trabalho ainda melhor. Contamos com apoio de todas as instituições que pensam na formação médica. Serão dois anos de muito trabalho pela frente", disse.

"Precisamos trabalhar sempre com os Conselhos e o Ministério da Educação (MEC). Precisamos de um olhar diferenciado no Norte, a região mais necessitada em número de especialistas", reiterou a professora Regina Carneiro. O presidente anterior, Hideraldo Cabeça destacou a consolidação e relevância dos projetos desenvolvidos pela CEREM-PA, parabenizou a nova composição que seguirá nesse caminho de observar as necessidades da Comissão e se colocou à disposição da nova gestão.

Para o diretor do CCBS, Emanuel Souza, este momento é uma oportunidade de somar forças para ajustar pontos estratégicos e desafios relacionados às residências médicas, contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde pública no estado.

Participaram da solenidade, que ocorreu no auditório da Telessaúde do Campus II/CCBS, coordenadores das Coremes/PA, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Conselho Regional de Medicina (CRM-PA), Sindicato dos Médicos (Sindmepa), residentes e coordenadores dos programas de residências da Uepa.

PSU - Reconhecida pela excelência na formação médica, a Uepa reforça seu papel na área com o atual edital em curso do Processo Seletivo Unificado (PSU) dos Programas de Residência Médica (PRM) do Estado do Pará, para início das atividades em 2025. A prova objetiva do PSU/2025 será na data de 12 de janeiro. O processo seletivo está ofertando mais de 200 vagas, distribuídas na Região Metropolitana de Belém (RMB) e no município de Santarém. A iniciativa reflete o compromisso da Uepa com a formação de profissionais capacitados e com o desenvolvimento da saúde no estado.

O PSU/2025 é executado pela Uepa, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com o acompanhamento da Comissão do PSU. O processo seletivo é realizado em parceria entre a Uepa, Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) e Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti (HPSM-MP). Os PRMs destas unidades de saúde são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e Ministério da Educação (MEC). 

Entre as especialidades ofertadas na Região Metropolitana de Belém estão: Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Dermatologia, Endoscopia, Endocrinologia e Metabologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hepatologia, Hematologia e Hemoterapia, Hemodinâmica, Mastologia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Nefrologia Pediátrica, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neurorradiologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Urologia.

Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Urologia são as especialidades das residências médicas da Uepa em Santarém. 


Texto: Diane Maués (Ascom Uepa/CCBS)