Quase 30 municípios do Pará receberam kits de monitoramento da água utilizada na aquicultura
O repasse integra as ações do Governo do Estado para o fomento do segmento aquícola do Estado. No kit estão contidos itens que permitem a análise do oxigênio e do PH da água, além dos cálculos da alcalinidade
Quase 30 municípios paraenses já foram contemplados com a entrega dos kits para análise da qualidade de água utilizada na aquicultura. Nesta terça-feira, 17, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) repassou o kit à Prefeitura Municipal de Quatipuru, localizado na Região de Integração do Rio Caeté.
O kit de análise é importante para o desenvolvimento do setor aquícola no estado, pois permite o monitoramento contínuo da qualidade da água doce utilizada na criação do peixe, como também no manejo adequado dessa água. A ferramenta é repassada pela Sedap por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura.
A entrega foi feita pelo secretário em exercício da Sedap, Wandekolk Gonçalves. Representando a Prefeitura de Quatipuru, estiveram presentes no evento, os secretários de Obras Joaquim Júnior e de Agricultura, Sílvio Santa Brígida. Pela Sedap, participaram também, o coordenador de aquicultura, Alan Pragana, o diretor administrativo-financeiro, Márcio Trindade e o engenheiro agrônomo, Ozias Aquino.
No kit estão contidos itens que permitem a análise do oxigênio e do PH da água, além dos cálculos da alcalinidade, do nitrito, da temperatura e transparência. Por meio da ferramenta, é possível checar, por exemplo, a turbidez, amônia e outros fatores físico-químicos que possam interferir na criação do pescado.
Chamada - O gestor da Sedap ressaltou que a aquicultura e a pesca, de uma maneira geral, são prioridades tanto nos eventos quanto nos trabalhados desenvolvidos pela secretaria. "Eu considero o Pará o primeiro estado produtor de pescado no Brasil, com milhares e milhares de pescadores e produtores, pesca de todas as modalidades, esportiva e artesanal, tanque de rede e escavado. Temos que potencializarmos essa vocação", ressaltou o gestor.
O repasse dos kits, como observou Gonçalves, foi um "recado" na direção do compromisso que a secretaria tem com o segmento aquícola e da pesca.
"Aproveitamos a oportunidade, no momento em que a gente entrega o kit, para verificar a qualidade da água, pois sem ela não vamos poder produzir pescado de boa qualidade, com segurança alimentar; a gente aproveita para chamar os secretários municipais de agriculturas e os gestores municipais para se dirigir à sede da Sedap e fazer os seus credenciamentos para receber os equipamentos", destacou o secretário.
Os 28 municípios que já receberam a ferramenta entregue pela Sedap são: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Benevides, Bragança, Brejo Grande do Araguaia, Bujaru, Cametá, Castanhal, Colares, Curuçá, Ipixuna do Pará, Jacareacanga, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Marituba, Mocajuba, Muaná, Paragominas, Quatipuru, Redenção, São Caetano de Odivelas, Santa Bárbara, Santa Izabel do Pará, Terra Alta, Tracuateua, Vigia e Vitória do Xingu.