Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Caravana iluminada de Natal encanta pacientes do Hospital Oncológico Infantil

O acolhimento e a criação de uma ambiência favorável às trocas interpessoais são essenciais à humanização do atendimento

Por Leila Cruz (HOIOL)
14/12/2024 13h42

Na noite de sexta-feira (13), os pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) viveram uma noite mágica com a visita da Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola. Crianças, adolescentes e até mesmo adultos aguardavam com entusiasmo pela chegada do Papai Noel e duende na recepção e na frente da instituição, situada na Avenida 14 de Abril. Neste ano, a companhia escolheu o tema "Desperte o Papai Noel que existe em você", com o intuito de espalhar uma mensagem de solidariedade e afeto, tão presentes no espírito natalino. A emoção tomou conta de todos, trazendo um pouco mais de luz e alegria a esse momento tão especial.

A coordenadora de Humanização, Natacha Cardoso, do Hoiol, ressaltou que o momento deixa todos com o coração aquecido. “Este ano, a empresa Solar, engarrafadora da Coca-Cola, alinhou toda a logística e horário conosco. Com apoio da equipe assistencial conseguimos identificar os pacientes que estavam em condições clínicas de descer  até o pátio da recepção e vivenciar o momento mágico. Essa é uma das datas mais importantes do calendário anual e cristão, o nascimento de Jesus. Por isso, nossa equipe, com o apoio da diretoria do hospital, se dedica a oferecer um pouco da experiência vivenciada pelos pacientes no seio familiar, mas que, não podem vivenciar devido à hospitalização”, disse.

“É extremamente gratificante enquanto colaboradora da Solar e representante da Coca-Cola, poder trazer a magia do Natal para essas crianças que estão enfrentando momentos tão  angustiantes  e difíceis. Proporcionar a elas essa experiência de encantamento e alegria é algo que nos enche de gratidão e felicidade, e nos motiva a continuar com esse trabalho tão único e indescritível. Também é uma das visitas mais aguardadas pela empresa. Muito obrigada!", afirmou a coordenadora regional de Eventos da Solar, Suziê Rossy .

Há cerca de três meses, Iraui Ka’apor, 24 anos, deixou a aldeia indígena localizada no Estado do Maranhão em busca do tratamento de leucemia para o filho Wyranu  Ka’apor, de 6 anos. Pai e filho já estão há um mês e 10 dias no Hospital Oncológico Infantil longe de toda a rotina a que estavam habituados. O menino não fala a língua portuguesa, mas, segundo o genitor, estava muito contente com toda a movimentação e presentes recebidos. “Ele disse que está muito feliz e gostou muito dos brinquedos, também fiquei feliz por isso”, disse.

O jovem mojuense Wagner Borges Amaral, de 15 anos, está internado para realizar uma cirurgia de cabeça e pescoço, mas também aproveitou a oportunidade para quebrar a rotina hospitalar e vivenciar um momento de descontração.“Foi a primeira vez que vi a caravana, e achei muito interessante aquele caminhão grande e bem iluminado. Me distraiu bastante. Eu queria ter tirado uma foto com a social media dele, achei bem bonita”, entregou a motivação.

Sorrisos, abraços e muitos registros compuseram o cenário lúdico. Os profissionais de saúde também ficaram encantados com a visita dos personagens, que trouxe à tona boas lembranças da infância. “O acolhimento e a criação de uma ambiência favorável às trocas interpessoais são essenciais à humanização. Por entendermos como esses recursos repercutem na melhor recuperação dos enfermos, desenvolvemos diversos projetos no hospital com apoio do voluntariado. Ao longo do mês de dezembro, outros Papais Noéis realizarão a entrega de brinquedos e trarão  toda a ludicidade do período natalino para o hospital”, afirmou Natacha Cardoso.

Sobre o Hospital - O Hoiol é uma unidade credenciada como de Alta Complexidade em Oncologia, especializada no diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil. A instituição atende crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, de municípios do Pará e Estados vizinhos, e é gerida pelo Instituto Diretrizes, sob o contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública.