Governo do Pará avança com pavimentação de mais de 180 ruas em Belém, garantindo mobilidade para a COP 30
Obras em parceria com o Governo Federal, e com recursos do Tesouro estadual, trazem saneamento, segurança e dignidade a famílias em 17 bairros e distritos da capital
Mais de 43 quilômetros de pavimentação asfáltica estão sendo executados pelo Governo do Pará, preparando a infraestrutura viária de Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025. Os trabalhos, realizados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), já alcançaram 183 ruas, em 17 bairros e distritos da capital paraense.
Os serviços destinados à melhoria da mobilidade urbana, da segurança e qualidade de vida da população incluem asfaltamento, terraplenagem, drenagem superficial, calçada, meio-fio e sinalização, e já chegaram aos distritos de Icoaraci e Outeiro, além dos bairros Angelim, Parque Guajará, Águas Negras, Coqueiro, Tapanã, Bengui, Pratinha, Guamá, Pedreira, Marambaia, Tenoné, Cabanagem, Terra Firme, Águas Lindas e Cremação.
Morador da Rua Revolução dos Guaranis, no bairro Águas Lindas, Fábio Oliveira já usufrui da via asfaltada. “Depois que concluíram a obra de pavimentação melhorou muito para as crianças, para quem anda por aqui ou quem tem veículo. Tem também o saneamento, o esgoto, que acaba melhorando com o asfaltamento. Foi algo maravilhoso”, afirma.
Roseane Botelho, que tem um comércio na Travessa Barão do Triunfo, no bairro da Pedreira, lista os benefícios proporcionados à população com as obras feitas pelo Estado. “Antes era muito difícil. O asfalto que tinha era cheio de buracos, dificultava até a chegada do transporte e dos meus clientes. Agora, melhorou para todo mundo, graças a Deus! A gente fica na frente de casa, os veículos passam tranquilamente. As pessoas que reclamavam que andavam no meio da lama, já veem até as crianças brincando. Está uma maravilha”, garante a moradora.
Além dos recursos do Tesouro estadual, as obras de pavimentação para a COP 30 são realizadas por meio de convênio firmado entre o Governo do Pará e Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Em Belém, a pavimentação inclui 126 quilômetros de vias, mais de R$ 166 milhões em investimentos para transformar a infraestrutura da cidade e a vida das pessoas.
Mais investimentos – A capital paraense também está recebendo os serviços de pavimentação asfáltica do Programa “Asfalto Por Todo o Pará”, iniciativa do governo do Estado. Desde 2019, a atual gestão já investiu em mais de 234,8 quilômetros de asfaltamento em Belém, pelo “Asfalto Por Todo o Pará”, dos quais 212 km já foram entregues aos moradores.
"Os investimentos do Governo do Pará em pavimentação asfáltica vêm trazendo vários benefícios aos paraenses, valorizando os imóveis, melhorando o transporte, a mobilidade, facilitando a vida dos moradores. Mais do que isso, trazem dignidade. Continuaremos para transformar o dia a dia das pessoas a partir da entrega das obras de infraestrutura", informa o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.