Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OFICINA INTERATIVA

Usuários do Natea, em Tucuruí, colocam criatividade e magia na receita de biscoito de Natal

A terapia lúdica estimula a autonomia e interação em pré-adolescentes e adolescentes atendidos na Policlínica/Natea

Por Governo do Pará (SECOM)
13/12/2024 14h13

Colocar em prática uma receita que agrada ao paladar e aquece o coração foi o que fizeram crianças e adolescentes do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, ao participarem das últimas atividades de 2024, que incluiu a produção de biscoitos natalinos. Nesta sexta-feira (13), árvores de Natal, bonecos de neve, Papai Noel e outros personagens da época ganharam forma na modelagem de uma massa amanteigada, pelas mãos de usuários do Natea, que assim desenvolvem a autonomia em meio à magia do clima natalino.

A Oficina Interativa de Culinária voltada para os adolescentes e pré-adolescentes com autismo, aplicada a partir deste ano, é uma forma criativa e saborosa para os usuários estimularem os processos de interação social nas ações do cotidiano. Auxiliados por vários profissionais da unidade, os pacientes do Natea prepararam delicados mimos natalinos, que se tornam símbolos de sua evolução terapêutica ao longo de 2024.

A programação ajuda no estabelecimento de rotina, na colaboração e organização de tarefas, permitindo aos usuários se adaptarem melhor às situações do cotidiano.

Evolução - O menino Heitor Pereira, 8 anos, já mostra evolução a partir do tratamento no Natea, iniciado há um ano e meio. “Depois que ele entrou, eu percebi que amadureceu mais. Já consegue conviver melhor com as crianças, a interação dele evoluiu bastante, o saber aguardar. Também a conversação melhorou. Estamos muito felizes com o evento de hoje. Ele adora culinária”, disse Bruna Lopes, mãe de Heitor.

Quem também se divertiu com a atividade foi Davi dos Santos Lima, 13 anos. “Estamos muito felizes com esse evento. Ele ficou falando em casa a semana inteira sobre essa atividade do Natal. Só Deus sabe o quanto esperamos por essa oportunidade, do meu filho fazer parte do Natea. Como mãe, é muito gratificante ver a evolução dele”, contou Deusa Franco.

Além da felicidade pela evolução do filho, a mãe de Heitor se emocionou com o resultado da programação. “Ele fez biscoitos lindos; mostrou uma criatividade incrível. Fico agradecida por todo o tratamento e atenção que os profissionais estão dando ao meu filho”, acrescentou Bruna.

'Feliz Natea' - A terapeuta ocupacional Laryssa Martins explicou que a ação integra os profissionais, pacientes e acompanhantes. “Como parte das comemorações de fim de ano fizemos o 'Feliz Natea'. Estamos realizando a oficina de biscoitos de Natal com usuários pré-adolescentes e adolescentes atendidos na Policlínica/Natea. Esta é uma atividade que busca a integração, o saber esperar e trabalhar habilidades psicomotoras”, informou.

A programação continuará na próxima sexta-feira (20), com atividades voltadas aos usuários de 3 a 8 anos de idade. "Serão atividades lúdicas de pintura, desenho, brincadeiras e Cine Natea com o filme 'O Grinch'. O Natea também entregará brindes confeccionados por estagiários de Psicologia, que atuam como auxiliares terapêuticos”, adiantou Katya Barros, psicóloga e neuropsicóloga, coordenadora do Natea.

Inclusão - O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista atua para promover bem-estar a crianças com autismo, por meio da inclusão, conscientização e assistência. A unidade é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O Natea, que conta com 100 usuários atualmente, divididos entre triagem, avaliação e atendimento terapêutico, mantém 62 pacientes em terapia de quatro horas semanais, interventivas. O Núcleo em Tucuruí foi o segundo a ser entregue pelo governo do Estado, ampliando os serviços na Policlínica.

Texto: Roberta Paraense - Ascom/Policlínica