Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIATIVIDADE E INCLUSÃO DIGITAL

Centro de Inovação e Sustentabilidade da Seduc reúne estudantes de escolas da rede em primeira ‘Mostra de Robótica’

Com apresentações de projetos, trocas de experiências, plantio de mudas de ipês e apresentações culturais, a programação reuniu escolas estaduais de diversos municípios paraenses

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
13/12/2024 13h42

Para unir tecnologia, sustentabilidade, inovação e cultura e incentivar os estudantes da rede pública estadual a desenvolverem a criatividade e inclusão digital, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), promoveu a primeira Mostra de Robótica da unidade, localizada na Escola Estadual de Tempo Integral Marechal Cordeiro de Farias em Belém. Cerca de 80 estudantes de escolas estaduais de diversos municípios paraenses participaram da programação presencialmente e online, nesta sexta-feira (13).

Com apresentações de projetos de robótica, interações para troca de experiências entre os estudantes, plantio de mudas de ipês e apresentações culturais, a programação reuniu escolas que adquiriram o “Kit Lego Spike Prime” por meio de recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), da Seduc, e têm trabalhado com o material de robótica nas unidades escolares. Além de escolas estaduais da capital paraense, a primeira Mostra de Robótica reuniu estudantes de unidades de Marabá, Bragança, Tucumã, Santarém, Monte Alegre, Santo Antônio do Tauá, Marituba e Ananindeua.

“Estamos realizando a primeira Mostra de Robótica das escolas estaduais e esse é um momento de confraternização, é um momento de troca de experiências, onde os nossos estudantes das 20 escolas que foram contempladas com o Prodep e puderam comprar esse kit de robótica, receberam formação e estão hoje aqui para um dia de troca. Então, a gente está abrindo as portas do Centro de Inovação e Sustentabilidade, que foi recém-inaugurado, e queremos que eles (os estudantes) conheçam e tenham esse Centro para eles, que se sintam em casa”, afirmou o coordenador estadual do Ciseb, Rafael Herdy. 

Ainda de acordo com o coordenador, o momento marca a educação pública paraense. “Este é um momento duplamente histórico porque, pela primeira vez, nós temos um Centro de Inovação e Sustentabilidade desse porte, com seis salas de prototipagem e fabricação digital, robótica, cultura maker, cultura digital, inteligência artificial, computação criativa e o Ciseb está de portas abertas para os nossos estudantes. Esse movimento é muito importante não só para a educação e a gente espera fazer muito mais eventos como esse. Esse é apenas o primeiro de muitos”, frisou Rafael Herdy. 

Pela primeira vez no Ciseb, a estudante Nanda Lays Soares, da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Oneide de Souza Tavares, em Ananindeua, ficou encantada com o Centro de Inovação e Sustentabilidade e não escondeu a alegria de poder participar da primeira edição da Mostra de Robótica. “Quando eu cheguei aqui, a primeira impressão foi: Uau! Nossa, que lugar incrível! A gente quase não vê esses lugares em nenhum ponto aqui de Belém. Então, quando eu cheguei me encantei e vi como se fosse uma abertura de caminhos: que projetos eu posso fazer aqui? Que coisas incríveis posso criar? Além disso, tem a questão da Educação Ambiental, a sustentabilidade que acho muito necessária principalmente nesse momento que estamos vivendo”, disse.

O professor Fábio Jorge, da Escola Estadual de Tempo Integral Celso Rodrigues, localizada no município de Santo Antônio do Tauá, na Região de Integração do Guamá, trabalha com tecnologia e robótica na unidade escolar. Presentes na programação do Ciseb, professor e estudantes participaram das atividades e gostaram da experiência. “Estamos muito satisfeitos em conhecer o Ciseb, um ambiente que tem várias possibilidades, trouxemos aqui os nossos alunos de Santo Antônio do Tauá, fizemos essa viagem para mostrar para eles como funciona o Ciseb e o que eles podem fazer por meio da tecnologia e sustentabilidade. Os estudantes estão super encantados com todas as possibilidades: cultura maker, inteligência artificial, possibilidades dentro da robótica, utilizar os kits legos, utilizar muita coisa aqui dentro. Isso é um incentivo para os alunos porque eles estão se preparando para a educação 4.0 e o futuro é esse, o futuro é maker e, com essa perspectiva eles estão se preparando para o mercado de trabalho. Além do que tudo isso melhora até mesmo a cognição, melhora a concentração, inteligência emocional e a cooperação”, comentou o educador. 

Ciseb - Inaugurado no dia 4 de dezembro, o primeiro Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica do Pará (Ciseb) integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc. O centro possui ambientes modernos, preparados para a formação contínua de professores, e para o aprendizado de estudantes da rede estadual e municipal, que terão acesso a práticas inovadoras no dia a dia escolar.

No Ciseb, em Belém, são esperados 960 pessoas por semana, 3.840 por mês, e 38.400 por ano. De segunda, quarta e sexta-feiras, ocorrerão imersões voltadas para estudantes. Já nas terças e quintas-feiras, o foco será a formação de professores da rede, com a possibilidade de participação presencial ou online, utilizando a infraestrutura do Centro.