Livro apresenta contribuições da Sedap ao setor agropecuário no Pará
Em Belém, a obra foi lançada, nesta sexta-feira (13), com a presença de gestores que administraram a instituição ao longo de quatro décadas
As contribuições do Governo do Estado para o desenvolvimento do setor agropecuário, aquícola e de pesca no Pará, nos últimos 45 anos, estão reunidas no livro lançado nesta sexta-feira (13), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Denominada de “Trajetória e Memórias da Sedap/Sagri – de 1979 a 2024”, a coletânea reúne informações sobre as ações da então Secretaria de Estado Executiva de Agricultura (Sagri), que a partir de 2015 passou a ser Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
A obra reúne informações literárias e fotos que remetem às contribuições ao setor agropecuário, por meio da implantação de relevantes projetos e ações que resultaram no fomento à agricultura – sobretudo à voltada ao produtor rural e que foram postas em prática pela instituição que tem 133 anos de fundação.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de ex-secretários que administraram a instituição ao longo da sua trajetória. A ex- governadora Ana Júlia Carepa e a ex- primeira dama, Marilda Nunes, estiveram presentes à cerimônia e foram agraciadas com a entrega dos exemplares da publicação. Ambas representaram os demais governadores que já administraram o estado.
Pesquisa- A organização da publicação ficou sob responsabilidade das servidoras Maria Antonieta Martorano Priante (veterinária), Maria de Jesus Jorge Rodrigues (engenheira agrônoma) e Cleide Regina da Silva Imbiriba (bibliotecária).
As três destacaram que o livro foi possível não só por conta do minucioso trabalho realizado em equipe, como também pelo apoio dos colegas da secretaria que contribuíram, entre coisas, com o repasse de fotografias que não existiam no arquivo da Sedap ou mesmo informações.
A ideia de contar a trajetória da Sedap/Sagri, segundo lembrou Antonieta Priante, surgiu a partir do momento que ela encontrou uma publicação anterior denominada de “História e Evolução da Secretaria de Estado de Agricultura – 1891 – 1978 “, compilada pela servidora Isane Monteiro, que esteve presente à solenidade.
“Tivemos a ideia de resgatar essa história e escrever o período a partir de 1978; foi quando convidei a colega Cleide, que tinha um acervo fotográfico e ajudou a contar essa história e convidamos também a colega Maria de Jesus que tem uma experiência muito grande como professora, historiadora e com publicação de livro para nos ajudar com as regras da ABNT e agora conseguimos concluir a obra. Não é tudo o que a Sedap(Sagri) fez, pois há muito mais para informar, mas estão os programas mais relevantes nesta obra”, explicou.
Modelo- O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, que não pôde estar presente e foi representado pelo adjunto, Wandenkolk Gonçalves, enviou mensagem ao público presente por meio de um vídeo. Ele se mostrou satisfeito com o resultado, enfatizando o trabalho das servidoras que executaram o livro, e disse que a publicação mostra o trabalho desenvolvido pelos antecessores que ficaram à frente da instituição.
“Hoje como secretário, ficou orgulhoso de ver a Antonieta, a Cleide e a Jesus produzirem um livro que conta a história dessa secretaria, para servir de modelo para tantos outros que por ventura virão amanhã, como para aqueles que estão atualmente; é um trabalho prestado para o desenvolvimento da agricultura do Pará, levado principalmente para o agricultor menos favorecido”, disse o gestor.
Entre os presentes ao lançamento, estiveram também o presidente da Faepa, Carlos Xavier, o titular da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar( Seaf), Cássio Pereira e o ex- gestor da antiga Sagri, Herculano Torres.
A ex-governadora Ana Júlia Carepa falou sobre a importância da instituição, lembrando entre outros, da implantação em seu governo do Funcacau, que é o único fundo em todo o Brasil voltado à cacauicultura.
“Todos estão de parabéns, os que tiveram coragem de fazer, nossos produtores. Parabéns aos servidores da Sedap/ Sagri, que construíram e às autoras do livro que registraram a trajetória em livro”, disse.
Para o secretário adjunto da Sedap, saudou as autoras do livro e disse que a publicação é a perfeita tradução, competência e conhecimento de amor à causa. “ É um exemplo a ser seguido, esse livro nos incentiva a contribuir com esse estado”, destacou.
As organizadoras da programação anunciaram que está sendo fechada uma data posterior para a apresentação da obra para todos o corpo de funcionalismo da secretaria.