Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar aprimora monitoramento nutricional no cuidado integral de pacientes

Equipe de Nutrição Clínica do Hospital faz a triagem detalhada considerando fatores como doenças prévias, estado atual de saúde, e outros fatores

Por Marcelo Zeno (HJB)
13/12/2024 10h05

Referência na assistência de média e alta complexidade na rede estadual de saúde pública do Pará, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, aprimora o monitoramento nutricional dos pacientes que é um dos pilares do cuidado integral, especialmente para aqueles com maior vulnerabilidade, como os portadores de lesões por pressão (LPP).

O processo compreende desde a admissão hospitalar, quando os pacientes são acompanhados pela equipe de Nutrição Clínica do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que realiza uma triagem detalhada considerando fatores como doenças prévias, estado atual de saúde, idade e perfil antropométrico.

Nutrologa e coordenadora clínica, Denise VillacortaDe acordo com a nutricionista e coordenadora técnica administrativa da EMTN, Dayse Sousa, a partir de 2022, o HJB integrou de forma mais robusta o SND com a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), responsável pela gestão de suportes nutricionais especializados, como a nutrição enteral e parenteral. Essa integração assegura uma continuidade no cuidado nutricional, especialmente, para pacientes que não conseguem atingir suas necessidades por via oral.

Ela complementa ainda que, outro avanço importante foi a inclusão da nutricionista clínica na Comissão de Cuidados com Feridas, para acompanhar a evolução de lesões por pressão e oferecer suplementação nutricional específica, acelerando os processos de cicatrização.

Dayse Sousa explica que as lesões por pressão são feridas originadas pela compressão prolongada entre ossos e tecidos moles, causando isquemia e, eventualmente, morte celular. “Apesar de sua alta prevalência no Brasil, estimada entre 30% e 40%, o HJB mantém uma taxa de incidência de 12,54%, abaixo da média nacional. Essa conquista reflete os esforços multidisciplinares e o papel central da nutrição na prevenção e tratamento dessas lesões,” enfatizou.

A EMTN do HJB é responsável por todo o processo relacionado à nutrição enteral, que consiste na administração de nutrientes por meio de um tubo ou sonda flexível no trato gastrointestinal de pacientes que não conseguem ou não devem se alimentar pela boca; e parenteral que é uma forma de alimentação intravenosa que fornece nutrientes e calorias a um paciente através de um cateter, desde a prescrição até o acompanhamento do uso no paciente. Além disso, a equipe promove ações educativas para o corpo clínico, ampliando o conhecimento sobre a importância da nutrição no tratamento hospitalar.

A paciente Patrícia Gonçalves Mendonça, 52 anos, estudante, da cidade de Belém já usou os serviços do hospital outras vezes e agora está em tratamento por conta de uma Lúpus. “Aqui o atendimento é muito bom e sou muito grata a todos os profissionais. Sobre a alimentação tem contribuído muito para estabelecer minha saúde, e também as medicações que recebo gratuitamente,” disse a usuária que recebeu alta nesta quinta-feira (12).

Para a nutrologa e coordenadora clínica da EMTN, Dra. Denise Villacorta, a sinergia entre SND e EMTN, contribuiu decisivamente para o hospital reduzir o tempo de cicatrização de feridas e melhorar a recuperação geral dos pacientes. “Esses cuidados exemplificam o compromisso do HJB em oferecer tratamentos de excelência e em promover a saúde integral de seus usuários,” concluiu a especialista.

O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa.

Serviço:

O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.

Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB