Caps Icoaraci celebra Natal com usuários, acompanhantes e equipe com ação especial
Programação contou com um Auto de Natal, encenação teatral que retrata o nascimento de Cristo, protagonizada pelos usuários do Centro de Atenção
A Estação Cultural de Icoaraci foi palco da Confraternização de Natal dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Icoaraci), na quinta-feira (12/12). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), celebrou os avanços alcançados ao longo do ano por meio das atividades terapêuticas realizadas no Centro.
A diretora do Centro de Atenção Psicossocial Icoaraci, Elenita Aragão, também compartilhou sua visão sobre o evento e o trabalho realizado. “Este momento de confraternização é um reflexo do compromisso e dedicação de todos os profissionais do Caps. A atividade cultural traz um impacto profundo na vida dos nossos usuários, e vemos o quanto isso contribui para a melhora da autoestima e da saúde mental deles. Estamos muito felizes com os resultados e com a participação ativa de todos.”
Um dos destaques da programação foi a apresentação do Auto de Natal, encenação teatral que retrata o nascimento de Cristo, protagonizada pelos usuários do CAPS. A atividade foi conduzida pelo professor de educação física Kleosson Ferreira, responsável pelo Grupo Cultural do Caps Icoaraci, que utiliza teatro, danças folclóricas e outras expressões artísticas como ferramentas terapêuticas.
Kleosson destacou a importância do trabalho desenvolvido. “Os resultados são fantásticos. Percebemos o quanto os usuários evoluem em aspectos como saúde mental, social e física. Essas atividades culturais resgatam o sentimento de valorização da vida e mostram que eles são capazes de contribuir com a sociedade. É um processo transformador.”
Cuidados com quem mais precisa
A usuária Deise das Graças, atendida pelo Caps, desde o ano de 2011, falou sobre o impacto positivo do acompanhamento. “Este momento de confraternização é maravilhoso. Graças ao apoio de todos os profissionais, hoje estou bem. Participo de todas as atividades propostas e só tenho a agradecer.”
Outro que também tem gratidão pelo trabalho do Caps é Carlos Federico Cordeiro de Mello, irmão de um usuário do Centro. “Eu deixo a todos os profissionais e à diretoria, parabéns pelo trabalho excepcional. O carinho e o cuidado que eles têm com meu irmão são inigualáveis. Que esse projeto continue por muitos anos.”
A Sespa reforça que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o acolhimento e a reabilitação psicossocial dos usuários dos Caps em todo o Pará, o que promove saúde, inclusão e bem-estar para os assistisdos e suas respectivas famílias.
Texto de Bianca Botelho / Ascom Sespa