Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO AO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Retrospectiva 2024: Jucepa avança em inovação e segurança para negócios no Pará

Junta Comercial do Pará (Jucepa) tem investido continuamente na segurança digital e proteção de dados bem como na modernização de processos

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
13/12/2024 08h08

Em 2024, a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) consolidou a trajetória de modernização e aprimoramento contínuo dos serviços ofertados. Ao final deste ano, o Estado registra mais de 78 mil empresas ativas no mercado paraense, com o auxílio eficiente do órgão.

Nos últimos anos, a autarquia tem se destacado pelo forte investimento na digitalização dos processos. Em 2024, deu continuidade a essa evolução com a implementação da Inteligência Artificial nas análises dos processos, que reduziu o tempo de verificação dos pedidos de abertura de novos negócios.

Além disso, a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistema federal que reúne todos os passos necessários para a criação de uma empresa, incluindo orientações de profissionais do setor, garante não apenas simplificar os trâmites burocráticos, como também levar mais conforto e celeridade ao usuário, que agora pode realizar todas as etapas de onde quiser.

A Jucepa ainda aderiu ao uso do PIX para o pagamento de taxas dos processos e diminuiu o tempo de abertura de empresas na capital paraense. Desde julho de 2024, mais de 2.600 CNPJs no Pará aderiram a essa modalidade de pagamento, que tem simplificado e acelerado os processos financeiros da Junta Comercial.

Segurança digital e proteção dos dados

Em paralelo aos avanços tecnológicos, o órgão tem se preocupado em assegurar a proteção dos dados dos usuários. Uma das grandes inovações do ano foi o lançamento do serviço "Bloqueador de CPF". Essa funcionalidade permite que os empreendedores evitem que os CPFs sejam indevidamente incluídos em quadros societários de empresas registradas na Junta Comercial.

Capacitação profissional para os servidores do Registro Mercantil

O ano também foi marcado por capacitações profissionais voltadas para os servidores do Registro Mercantil no estado, com 1.748 pessoas habilitadas para atuar no setor.

Compromisso com o meio ambiente

Este ano, também, foi marcado por uma ação de conscientização ambiental e social. A Jucepa realizou a doação de móveis e objetos inservíveis ao projeto Emaús, reforçando a responsabilidade com as pautas de sustentabilidade. A campanha representa uma prática de descarte consciente, que visa o reaproveitamento de materiais que seriam descartados sem qualquer utilidade.

Perspectivas para o futuro

A servidora Auxiliadora Pojo, de 65 anos, desses, 45 dedicados à Junta Comercial, acredita que a autarquia tem se tornado muito mais que um local de intermediação para empresários. “A Jucepa, hoje em dia, é uma referência para o desenvolvimento do nosso estado. Portanto, é muito importante mostrar os nossos avanços e abrir as portas para que outras pessoas venham nos acompanhar”, disse Pojo.

Para Filipe Meireles, presidente da Junta Comercial do Pará, o ano de 2024 foi um marco de transformações que consolidam a Jucepa como uma referência no estado. "Nosso compromisso com a modernização e a excelência nos serviços públicos não é apenas uma prioridade institucional, mas uma responsabilidade com a sociedade. Estamos preparados para continuar avançando, oferecendo aos empreendedores paraenses as melhores ferramentas para o sucesso de seus negócios."

Com os avanços no processo 100%, segurança e atendimento ao público, a Jucepa reafirma seu papel de protagonista no fomento ao empreendedorismo no Estado do Pará. O ano de 2024 é, sem dúvida, um marco na trajetória da autarquia, o que a impulsiona para novos desafios em 2025.