Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Congresso amplifica conhecimento sobre políticas ambientais do Pará

Evento segue ao longo desta quarta-feira (11) com a presença de representantes de academias, setores público e privado, e parlamentares

Por Igor Nascimento (SEMAS)
11/12/2024 12h06

O 1º Congresso Amazônico do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foi oficialmente aberto, nesta quarta-feira (11), em Belém, com o objetivo de amplificar o debate sobre políticas ambientais, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável no Pará.

Durante a abertura, o secretário da Semas, Raul Protázio Romão, enfatizou que a transição para uma economia sustentável representa um desafio para as nações industrializadas, mas uma oportunidade para regiões tropicais, como o Pará. Ele destacou que soluções baseadas na natureza são ferramentas essenciais para enfrentar as mudanças climáticas de maneira eficiente e sustentável.

O evento reuniu importantes representantes de instituições estaduais e municipais, pesquisadores, parlamentares, e membros da sociedade civil, incluindo o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Nilson Pinto, e os deputados estaduais Aveilton Souza e Fábio Freitas.

Temas centrais e perspectivas para o Pará

Entre os tópicos debatidos estão o ordenamento territorial pesqueiro, as obras de infraestrutura em Belém visando a COP 30, e políticas voltadas à mitigação das mudanças climáticas. Protázio destacou a oportunidade de transformar a visão da floresta amazônica: “O Brasil sempre enxergou a floresta como um obstáculo ao desenvolvimento. Agora, com uma bioeconomia bem estruturada, podemos olhar para ela como uma fonte de oportunidades econômicas sustentáveis.”

O evento, que seguirá com programação ao longo do dia, reafirma o compromisso do Pará em alinhar desenvolvimento econômico com preservação ambiental, por meio da bioeconomia, com tecnologias verdes e manejo sustentável da floresta amazônica, ações que reforçam o papel do estado como protagonista no enfrentamento das mudanças climáticas e no avanço de uma economia de baixo carbono.

Serviço:

I Congresso Amazônico de Meio Ambiente - 11 de dezembro de 2024 - até às 18h30, na Semas Bosque - Travessa Lomas Valentinas, nº 2100, bairro do Marco, em Belém.