Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS FEMININOS

'Entre Elas' conclui palestras em alusão aos 16 Dias de Ativismo

Executado pela Fundação ParáPaz, a programação encerrou a "Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres"

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
10/12/2024 18h41

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça-feira, 10, o projeto "Entre Elas", executado pela Fundação ParáPaz, encerrou a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres com uma palestra sobre os direitos femininos.

A programação ocorreu na sede da ParáPaz, em Belém, e teve como palestrante Márcia Jorge, coordenadora de Enfrentamento à Violência e Promoção dos Direitos das Mulheres da Secretaria das Mulheres (Semu). Márcia destacou a relevância da integração no combate à violência de gênero.

"Precisamos mudar o comportamento de homens e mulheres por meio de um processo educativo para enfrentar o machismo estrutural e a sociedade patriarcal. A ParáPaz está de parabéns pela iniciativa. É essencial oferecer suporte às mulheres em situação de violência, mas também trabalhar a prevenção em conjunto com elas", afirmou.

Vera Oliveira, de 69 anos, compartilhou sua história de superação, lembrando que já enfrentou violência doméstica no passado. Hoje, com mais conhecimento, ela orienta suas filhas a não aceitarem nenhum tipo de violência.

"Posso dizer que sou uma pessoa feliz. Sei dos meus direitos e faço questão de ensinar isso às minhas filhas. Quero que elas vivam sem medo e saibam lutar por si mesmas", declarou Vera.

Conhecimento e saúde 

Na segunda-feira, 9, na Unidade de Inclusão Social Esportiva e Recreativa ParáPaz, o projeto "Entre Elas" promoveu uma palestra sobre Relacionamento Abusivo, reforçando a conscientização sobre as diferentes formas de violência enfrentadas pelas mulheres.

Em parceria com o CREFITO 12, também foram oferecidos serviços de fisioterapia com auriculoterapia, terapia ocupacional em saúde mental e orientação psicológica. O projeto "Espaços Abertos", que realiza atividades diárias na Unidade, participou da programação, ampliando o suporte às participantes.

Patrícia Potiguar, coordenadora do "Entre Elas", ressaltou o impacto da campanha: "Conseguimos alcançar durante nossa campanha quase 200 mulheres de várias idades e classes sociais, levando informação e mostrando avanços. Foi um momento de troca de experiências, reforçando que o empoderamento começa ao se reconhecer como cidadã. A mudança de comportamento é essencial para aplicar os direitos conquistados".