Ação sustentável do CIIR fomenta alimentação saudável e a preservação ambiental
Iniciativa transforma áreas degradadas em espaços arborizados e reforça o compromisso de Belém com a sustentabilidade na COP30
Na manhã desta terça-feira, 10, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) realizou a quarta edição do projeto Canteiro com a Comunidade, uma iniciativa de educação ambiental que vem transformando o bairro do Barreiro, em Belém. O principal objetivo da ação é requalificar espaços antes degradados pelo descarte irregular de lixo, transformando-os em ambientes arborizados, convidativos e sustentáveis por meio da participação ativa dos moradores.
A ação de educação ambiental reforça o protagonismo de Belém em práticas sustentáveis, um ponto crucial para a cidade que sediará a COP30, e demonstra o compromisso do Centro de Reabilitação com a sustentabilidade, por meio de projetos de impacto ambiental e social.
Durante a ação, foram realizadas manutenções nas hortas criadas nos quintais de moradores contemplados em edições anteriores do projeto. Além disso, os canteiros instalados em frentes às residências e às margens de um canal que corta a comunidade também foram contemplados com cuidados, como o uso criativo de pneus reutilizados, que servem como recipientes para as mudas. Os pneus utilizados no canteiro foram previamente personalizados na Oficina de Artes Visuais do Centro.
A abordagem artística e educativa é um diferencial do projeto. A personalização dos pneus com cores e formas criativas não apenas embeleza os espaços, mas também engaja a comunidade ao promover o desenvolvimento artístico e social aliado a práticas ambientais.
Distribuição de mudas – A atividade educativa também promoveu a entrega de mudas de plantas ornamentais aos moradores. Entre eles a aposentada Adalgiza Reimão, 80 anos, moradora da comunidade há 40 anos.
"Acho muito significativa essa ação aqui na comunidade, pois a população precisa se conscientizar da preservação ambiental, isto é, de que não devemos jogar lixo nas ruas e, principalmente, no canal. Eu também gostei muito porque ganhei duas mudinhas de plantas, que eu sempre gostei de ter em casa. Eu amo plantas", pontuou a idosa.
Projeto – O "Canteiro com a Comunidade", projeto do CIIR realizado por meio de sua Comissão de Sustentabilidade, tem o objetivo de levar até as comunidades próximas ao Centro de Inclusão a importância de reaproveitar resíduos recicláveis e orgânicos, por meio de oficinas de pintura de pneus e técnicas de plantio. A ação de educação ambiental ensina os participantes a adubar a terra, o cultivo de plantas ornamentais e hortaliças até a colheita e como reaproveitar as partes que seriam descartadas, como resíduo orgânico.
Além disso, o Centro realiza oficinas de produção de sabão e sabonete ecológico, que na produção reutilizam óleo de cozinha que normalmente é descartado pelo ralo da pia, podendo contaminar rios e seus afluentes.
O Canteiro com a Comunidade demonstra como ações locais podem gerar impacto significativo, combinando sustentabilidade, inclusão social e desenvolvimento cultural, por meio da participação direta da população.
Estrutura – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR