Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO SUSTENTÁVEL

Centro Integrado de Reabilitação realiza oficina de sabão ecológico para moradores de Belém 

Terceira edição da iniciativa de educação ambiental reforçou a integração social e a conscientização ambiental entre jovens e adultos, no bairro do Barreiro

Por Governo do Pará (SECOM)
19/11/2024 13h43

A reutilização de óleo de cozinha para a produção de sabão ecológico foi a principal atividade da terceira edição do “Canteiro com a Comunidade”, projeto sustentável realizado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio da Comissão de Sustentabilidade. Na última segunda-feira (18), a ação de educação ambiental da instituição ensinou moradores do bairro do Barreiro, em Belém, a produzir o item de limpeza sustentável, que ajuda na preservação do meio ambiente.O projeto incentiva práticas sustentáveis, que ajudam a preservar o meio ambiente

Segundo Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade, a iniciativa visa integrar a comunidade local à educação e ao incentivo ao cuidado com o meio ambiente. “Com esse propósito, apresentamos à comunidade a Oficina de Sabão Ecológico. A produção propõe o reaproveitamento do óleo de cozinha, que normalmente é descartado pelo ralo da pia, podendo contaminar rios e seus afluentes. Portanto, essa ação de educação ambiental chega à comunidade para promover conscientização, multiplicar a atitude sustentável e, ainda, possibilitar a geração de renda aos participantes”, destacou a profissional do CIIR.

Participantes aprovaram a oficina de educação ambiental oferecida pelo CIIR à comunidadeAprendizado na prática – Merian Maciel, 50 anos, participou pela primeira vez do projeto sustentável e aprovou a iniciativa. “A oficina de sabão ecológico foi excelente, pois eu pude assistir de perto a produção, aprendi as opções de produtos que posso utilizar para fazer em casa, pude sentir a textura, o cheiro e, ao final, conferir como ficou o sabão. Eu amei”, disse Merian.

A moradora também expressou a importância da participação da comunidade nas iniciativas do projeto sustentável, destacando que as atividades oportunizam a inclusão de outras pessoas para replicar o conhecimento e conscientizar a questão ambiental.

“Gostaria de enfatizar a alegria que eu sinto ao ver que o Centro de Reabilitação é um espaço que abrange além dos usuários assistidos pela instituição. Ele abraça e acolhe a todos. Nos sentimos incluídos com essas atividades de educação e preservação ambiental. A comunidade pode ajudar muito o Centro”, acrescentou Merian, moradora do Barreiro há 40 anos.

Ações – O Projeto Canteiro com a Comunidade tem o objetivo de levar até as comunidades próximas ao CIIR a importância de reaproveitar resíduos recicláveis e orgânicos, por meio de oficinas de pintura de pneus e técnicas de plantio. A ação de educação ambiental ensina os participantes a adubar a terra, o cultivo de plantas ornamentais e hortaliças até a colheita e como reaproveitar as partes que seriam descartadas, como resíduo orgânico.

A Comissão de Sustentabilidade realiza, a cada 15 dias, a manutenção dos canteiros instalados pelo projeto, iniciativa prevista para ocorrer nos próximos dias na comunidade assistida nesta terceira edição. Na próxima ação ambiental será realizada também a oficina de sabonete ecológico.

Estrutura – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR