Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPC dos Caetés celebra dia do fonoaudiólogo com aumento superior a 77% nos atendimentos aos seus usuários

Entre janeiro e novembro de 2023, foram realizados 4.139 atendimentos de Fonoaudiologia no HRPC. Em 2024, no mesmo período, esse número saltou para 7.329

Por Governo do Pará (SECOM)
09/12/2024 22h01

Referência na assistência de média e alta complexidade, a gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), oferta várias especialidade, entre elas, fonoaudiologia, que tem seu dia lembrado anualmente, em 9 de dezembro, que reconhece a atuação indispensável desses profissionais, junto com os demais profissionais da equipe multiptofissional da unidade hospitalar, que promove saúde e qualidade de vida aos pacientes do nordeste paraense ao garantir aumento de mais de 77% no atendimento aos seus usuários.

Presentes em diferentes áreas do hospital, como reabilitação, clínica médica, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea Caetés), os fonoaudiólogos desempenham um papel essencial na recuperação funcional, comunicação e deglutição, por meio de um atendimento humanizado e integrado com outras especialidades. Entre janeiro e novembro de 2023, foram realizados 4.139 atendimentos de Fonoaudiologia no HRPC. Em 2024, no mesmo período, esse número saltou para 7.329, representando um aumento de 77,01% na procura e na oferta de serviços, reflexo da confiança dos usuários e do compromisso da equipe com a excelência no atendimento.

Para Nelson Furtado, coordenador de Fonoaudiologia do HRPC, os serviço  é indispensável nos mais diversos cenários de atenção à saúde, incluindo UTIs, clínicas e ambulatórios. "Nos ambientes críticos, prevenimos e tratamos alterações como disfagia, evitando complicações graves, promovendo segurança alimentar e reduzindo o tempo de internação. Além disso, somos essenciais no manejo de pacientes traqueostomizados, auxiliando na transição para alimentação oral e na comunicação funcional, o que impacta positivamente a recuperação física e emocional"

O profissional destacou ainda que a atuação em ambulatórios, o pela deles  inclui desde a reabilitação auditiva e motricidade orofacial até a saúde vocal e comunicativa. Essa atuação reflete a importância do papel desses profissionais como parte essencial da equipe multidisciplinar, garantindo cuidado humanizado e resultados mensuráveis para os pacientes.  

Aprovação - O usuário Magno dos Santos de Jesus, 48 anos, morador de São João de Pirabas, localizado a cerca de 65 km de Capanema, que está passando por uma avaliação fonoaudiológica de deglutição na unidade hospitalar, é um dos muitos pacientes que reconhece o valor do serviço. “Estão de parabéns pelo atendimento e atenção, só tenho a agradecer a toda equipe”, comentou.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.  

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC