Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Gflu capacita agentes de segurança para atuação policial nas rotas fluviais do Marajó

De forma integrada com as Polícias Militar e Civil, 35 agentes de segurança que atuam na região do Marajó Oriental, estão sendo qualificados para as açoes policiais nos rios da região

Por Walena Lopes (SEGUP)
09/12/2024 19h56

O Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em parceria com as Polícias MIlitar e Civil iniciaram nesta segunda-feira (09), uma capacitação fluvial direcionada aos agentes do Comando de Policiamento Regional XI - CPR XI e da Superintendência de Polícia Civil do Marajó Oriental (SRCM), todos pertencentes a 5ª Região Integrada de Segurança Pública. No total, 35 alunos participam da qualificação.

Desde 2019, o estado vem desenvolvendo políticas de segurança voltadas ao eixo fluvial, com investimento em embarcações, como lanchas rápidas e blindadas, e ainda, na instalação de Bases Integradas Fluviais de Segurança Pública, como a Base de Antônio Lemos, no Marajó e a Base Candiru em Óbidos. Os investimentos e aquisições são frutos de uma estratégia de segurança que inclui também a capacitação dos agentes para o melhor manuseio das embarcações, assim como para melhorar as ações policiais nas rotas dos rios, como reforça o secretário de Segurança Pública em exercício, Luciano de Oliveira. 

“Nossa estratégia de reforçar a segurança nos rios do estado vem sendo destaque nas ações de segurança desenvolvidas pelo estado. Isso tudo fruto de investimentos específicos, voltados para as ações de policiamento e segurança nas rotas fluviais, visto o tamanho do nosso território e a característica do nosso estado, o que aumenta o nosso cuidado e o reforço dos nossos agentes, proporcionando assim uma capacitação mais específica e direcionada, às equipes policiais que atuam na região do Marajó Oriental. Com isso ganhamos mais agilidade e agentes qualificados para o manuseio das embarcações e assim atuarem de forma mais eficiente nas ações nos rios”, disse Luciano de Oliveira. 

Durante a capacitação os agentes estão recebendo instruções quanto aos conhecimentos básicos sobre policiamento fluvial, instrução tática individual, orientação e  navegação, noções de policiamento embarcado e mecânica básica. Nas aulas os agentes aprendem também quanto a característica ambientais e das rotas fluviais da região do Marajó, onde devem atuar por meio da Base de Antônio Lemos, instalada no estreito de Breves.

O diretor do Grupamento Fluvial Cel. PM, José Vilhena, destaca que essa é a segunda capacitação realizada pelo Grupamento, integrado com as Polícias Civil e Militar. A primeira foi direcionada aos agentes que atuam na Base Candiru, em Óbidos.

“Essa é nossa segunda capacitação voltada, especialmente, para os agentes que atuam na região próxima à base de Antônio Lemos. A primeira foi direcionada aos agentes da região de Óbidos, onde temos a nossa Base Candiru. O objetivo maior dessa capacitação é qualificar os agentes de segurança pública que fazem parte do Sistema de Segurança, para atuarem em ações e operações no âmbito fluvial, utilizando as lanchas distribuídas pelo Grupamento Fluvial, em 46 municípios  em que elas são empregadas. Isso faz parte da política do estado em desenvolver estratégias de segurança, voltadas para as rotas fluviais do estado, e assim preparar os nossos policiais para o enfrentamento aos crimes cometidos nos rios da nossa região”, falou o diretor do gflu 

Os 35 alunos da capacitação são policiais militares e civis, que atuam nos município de;  Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari. O curso tem a previsão de 50h/ aulas, e finaliza na próxima sexta-feira, 13 de dezembro.