Moradores de Cametá vivem expectativa pela chegada da primeira Usina da Paz do município
A estrutura moderna e funcional tem dois prédios principais e vai disponibilizar serviços médicos, ações educativas e sociais, como cursos de qualificação profissional, entre outras iniciativas
O município de Cametá, na região do Baixo Tocantins, está às vésperas de ganhar sua primeira Usina da Paz. As obras de construção do maior complexo de cidadania estão em fase de finalização, com mais de 99% dos serviços já executados.
Em breve, o complexo vai disponibilizar mais de 70 serviços gratuitos, garantindo atendimentos em áreas fundamentais para a transformação social como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer.
A nova Usina da Paz está localizada na Avenida Euclides Figueiredo, bairro Marambaia, com uma área construída de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A estrutura moderna e funcional, tem dois prédios principais (Usina e Assistência), onde serão ofertados serviços como atendimento médico, emissão de documentos, cursos de qualificação profissional e aulas de reforço escolar, entre outros, além de espaços como teatro, oficina, piscina, complexo poliesportivo, academia ao ar livre e playground infantil.
Cidade vive grande expectativa
A expectativa é alta em Cametá, cidade com mais de 134 mil habitantes) para a chegada da primeira Usina da Paz de Cametá e da Região do Baixo Tocantins. A vendedora Selma Maurício, que trabalha com a comercialização de lanches e salgados, se diz ansiosa para aproveitar os cursos de capacitação profissional que serão disponibilizados na UsiPaz. “Eu acho esse projeto muito bom, pois vai trazer muitas coisas boas pra gente. Coisas que hoje não fazemos e que vamos poder fazer com a Usina, como cursos, que muitas vezes não temos condições de pagar”, disse ela.
Já para o músico Rafael Wanzeler, a Usina da Paz será um marco para toda a região do Baixo Tocantins. “Nunca se viu algo parecido para atender as pessoas da nossa população. O Governo está de parabéns por estar trazendo esse aparato e por ter um olhar diferenciado, principalmente para o lado social. A Usina da Paz será de suma importância, não só para Cametá, mas para toda a nossa região”, pontuou Rafael.
Cametá - Fundada em dezembro de 1635, Cametá está localizada à margem do Rio Tocantins e é considerada uma das cidades mais antigas da região Amazônica. O município possui uma população estimada de 134.184 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade também é famosa pela bela natureza amazônica e pelo povo simpático e hospitaleiro, além de possuir uma grande riqueza cultural e gastronômica, que fomenta o mercado e gera renda para muitas famílias.
Usinas da Paz - Considerado o maior programa de cidadania do Brasil, as Usinas da Paz têm mudado a vida de milhões de paraenses e já garantiram mais de 6,8 milhões de atendimentos. Atualmente, 9 Usinas já estão em funcionamento, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Terra Firme, Jurunas/Condor, Cabanagem, Terra Firme, Guamá, Ananindeua e Marituba) e duas na região sudeste do Pará (Parauapebas e Canaã dos Carajás).
Conforme a secretária de Articulação de Cidadania do Pará, Elieth de Fátima Braga, atualmente, outros 28 complexos seguem em construção e a expectativa é de que, até 2026, sejam 40 novas usinas presentes em todas as regiões do Estado.