HGT realiza ações para garantir uso seguro de medicamentos aos pacientes
Durante as sessões, que contaram com mais de 280 participações, foi distribuída pipoca aos presentes e assistiram um curta-metragem sobre o processo de medicação no HGT
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), realizou atividades educativas voltadas à promoção do uso seguro de medicamentos. As ações ocorreram nos dias 4 e 5 de dezembro, nos turnos da manhã, tarde e noite, envolvendo a equipe assistencial de diversos setores da unidade.
Como parte da programação foi realizada uma sessão do Cine Qualidade, que exibiu um curta-metragem sobre o processo de medicação no HGT, abrangendo etapas como aquisição, armazenamento e administração pela equipe assistencial. Durante as sessões, que contaram com mais de 280 participações, foi distribuída pipoca aos presentes.
A enfermeira Marayza Nunes, do NQSP, destacou a relevância das iniciativas para o fortalecimento das práticas seguras relacionadas ao uso de medicamentos, alinhando-as às metas internacionais de segurança do paciente.
"Entre as metas internacionais para a segurança do paciente, destaca-se a necessidade de assegurar o uso seguro de medicamentos de alta vigilância. Nosso objetivo é garantir que todas as etapas do processo, desde a compra até a administração, sejam realizadas com máxima precisão e cuidado, minimizando riscos e promovendo a segurança dos pacientes atendidos em nossa instituição", destacou a profissional.
Outra atividade realizada foi a dinâmica "Certo e Errado", na qual profissionais de saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, identificaram informações corretas e incorretas sobre medicações em um painel interativo. A ação abordou os equívocos identificados, com orientações complementares fornecidas pelos organizadores.
Também foi promovida uma mesa-redonda com profissionais de saúde, coordenada pelo médico e diretor técnico do hospital, Eduardo Rocha. Durante o encontro, foram debatidos desafios e possíveis soluções relacionadas à segurança na administração de medicamentos, promovendo o compartilhamento de experiências e boas práticas.
Aprovação - O paciente Risaldo Martins, 56 anos, internado, foi um dos participantes da gravação para o Cine Qualidade. Para ele, "receber a medicação corretamente é muito importante, pois é um passo que ajuda na recuperação. Saber que tudo tá sendo feito com muito cuidado e com muita atenção me traz ainda mais confiança nos profissionais que nos atendem", disse o paciente que mora na Vicinal da Curva, Zona Rural de Tailândia.
As atividades foram concluídas com a entrega de lembranças aos participantes. O evento reforçou a importância de iniciativas educativas para consolidar práticas seguras e fortalecer o cuidado prestado aos pacientes.
O diretor-executivo do HGT, Eduardo Pereira, ressaltou a importância de iniciativas que fortalecem a cultura de segurança dentro da instituição, destacando o impacto positivo no cuidado aos pacientes e no trabalho da equipe assistencial.
"Garantir que todos os profissionais compreendam e sigam protocolos adequados não apenas eleva a qualidade do atendimento, mas também reforça o compromisso do hospital com a saúde e o bem-estar de cada paciente", ressaltou o gestor.
Em 01 de Abril de 2013, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria 529, que define diretrizes importantes sobre as metas de segurança do paciente.
As seis metas definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são:
• Identificar corretamente o paciente;
• Comunicação Efetiva;
• Melhorar a segurança dos medicamentos de alta-vigilância;
• Assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
• Prevenir Infecções através da Higienização das Mãos;
• Reduzir o risco para Quedas ou Lesão por Pressão.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210.