Governo do Estado entrega Comenda "Egídio Machado Sales Filho de Defesa dos Direitos Humanos"
A comenda será entregue a personalidades e instituições que se destacaram na luta pelos direitos humanos no Estado e que tiveram relação com a história de Egídio Machado Sales Filho
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), na próxima quarta-feira, 11, a partir das 9h, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), vai entregar a comenda "Egídio Machado Sales Filho de Defesa dos Direitos Humanos", a personalidades e instituições que se destacaram na luta pelos direitos humanos no Estado e que tiveram relação com a história de Egídio Machado Sales Filho, importante advogado e ativista da causa, que também presidiu a Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará.
Os homenageados com a comenda são: Paulo César Fonteles de Lima (in memoriam), Paulo Roberto Monteiro Rodrigues, Humberto Rocha Cunha, Paulo de Tarso Vannuchi, Rosemiro Salgado Canto Filho, Luiz Gonzaga da Costa Neto, Hecilda Mery Ferreira Veiga, Carlos Alberto Barros Bordalo, Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), Sociedade Paraense de Defesa Direitos Humanos (SDDH).
O advogado Egídio Machado Sales Filho foi de uma família tradicional de juristas do Estado, e militante dos direitos humanos. Foi professor de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e procurador do município de Belém. Antes de falecer, em 2020, idealizou e presidiu a Comissão Estadual da Verdade e Memória do Pará, cujo objetivo foi examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no Estado do Pará no período da ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985.
O advogado e filho de Egídio Sales Filho, Lucas Martins Sales, estará presente na cerimônia, que também contará com explanação da professora do curso de História da UFPA e secretária adjunta da Seirdh, Edilza Fontes, sobre o período da ditadura militar. "É uma grande honra para a família, que acompanhou de perto a entrega e dedicação que meu pai teve à causa. Ele destinou grande parte de sua vida pessoal e profissional para ajudar as pessoas que mais precisavam, independentemente de quem fosse. São muitas pessoas que até hoje nos agradecem pelo auxílio do meu pai. A Comenda é em nome dele, mas temos certeza que abraça a todos e todas que, assim como ele, dedicaram sua vida para ajudar o próximo", disse Lucas Sales.
Jarbas VasconcelosA condecoração marca as comemorações pelo "Dia Internacional dos Direitos Humanos", que transcorre nesta terça-feira, 10, e a lembrança da assinatura do Ato Institucional nº 05, que cassou direitos, reforçou a censura e a tortura como práticas da ditadura militar no Brasil, ocorrida no dia 13 de dezembro de 1968. A honraria terá a forma de diploma assinado pelo secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos. "Esta comenda é a mais importante distinção honorífica concedida pela Seirdh. Todos nós, a quem o governador Helder Barbalho confiou a tarefa de construção da primeira Secretaria de Direitos Humanos do Estado, trabalhamos com Egídio e estamos muito felizes com este ato, que celebra e honra a memória de um dos maiores advogados do Pará, que tanto nos ensinou e exemplou", frisou o secretário.
A cerimônia de entrega da Comenda é aberta ao público e também contará com atrações culturais.