Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Parceria garante Hospital de Campanha para atendimento no Círio de Nazaré

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/10/2015 16h34

O Hospital de Campanha da Força Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, vai reforçar a estrutura montada pelas secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Municipal de Saúde de Belém (Sesma), que se uniram para garantir mais um pronto-atendimento durante as principais romarias das festividades de Nazaré. Montado no Armazém 10 da Companhia Docas do Pará (CDP), o hospital prestará atendimento 24 horas à população de quinta (8) a terça-feira (13). A Secretaria de Comunicação (Secom) preparou um Presskit completo, com todas as informações das ações do Governo do Pará no Círio 2015. Clique aqui para baixar.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Vítor Mateus, diz que o Hospital de Campanha é fruto da parceria tripartite entre Ministério da Saúde, Sespa e Sesma, com responsabilidade e custeios compartilhados. as instalações seguem as exigências do ministério, que aprovou a liberação do equipamento para dar apoio à maior festa religiosa do povo paraense.

“Questões importantes foram decisivas para a logística, como localização de acesso da procissão, segurança e ponto estratégico de água e esgoto. Cumprimos todos os requisitos obrigatórios para que o hospital fosse instalado. É excepcional poder proporcionar à população mais uma unidade dentro da rede, para dar suporte ao atendimento das pessoas que participarem do Círio, e, porventura, precisarem de atendimento médico”, destaca Vítor Mateus.

São quatro tendas infláveis, com gerador próprio e sistema de ar refrigerado. Para o atendimento, o hospital dispõe de equipamentos médicos e hospitalares, como as 18 macas de observação e duas para casos graves e equipamentos de Unidade de Tratamento Intensivo  (UTI). Serão 18 profissionais cedidos pelo município e Estado, atendendo em escala de plantão: três médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e ainda a equipe de apoio.

“Esta parceria do Governo do Pará, Prefeitura de Belém e Ministério da Saúde tem grande significado. Mostra união, principalmente neste momento, em função da restrição que temos por conta do ocorrido no Pronto-Socorro da Quatorze de Março. Podemos dizer que temos condições de garantir atendimento às pessoas que estiverem presentes nas procissões”, afirma o secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio Figueiredo.

Cobertura – A estimativa é que o hospital atenda cerca de 200 pacientes por dia, totalizando 1,2 mil atendimentos durante os seis dias de permanência. Serão atendidas demandas de pacientes para clínica médica adulto de média e baixa complexidade. Os pacientes encaminhados ao espaço terão atendimento de primeiros-socorros e, após uma triagem, encaminhados aos 19 hospitais já credenciados pela Sespa para casos mais complexos.

“A procissão já tem uma série de melhorias para atendimento médico. Todo ano a Sespa monta uma força-tarefa para auxiliar nas festividades de Nazaré. Essa estrutura vem somar, porque ficará mais fácil deslocar os pacientes atendidos nos nossos postos para o Hospital de Campanha”, ressalta a coordenadora de Urgência e Emergência da Sespa, Rosário Mota.

Paralelo a isso, por meio do 1º Centro Regional de Saúde (CRS), em parceria com a Cruz Vermelha, a Sespa também mobilizou médicos, enfermeiros e técnicos para auxiliar em vários pontos da capital. A ação tem o apoio de diversos órgãos para reforçar o trabalho.

Serão sete postos na Trasladação, na noite de sábado (10), e nove no Círio, na manhã de domingo (11). A Sespa também apoiará o Traslado para Ananindeua, na sexta-feira (9), e a Motorromaria, a Romaria da Juventude, o Círio das Crianças, a Procissão da Festa e o Recírio, além de estar presente durante todos os 15 dias da festividade, incluindo a noite dos fogos.

Na maior parte dos eventos, a Sespa atuará com equipe completa (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e pessoal de apoio), trabalhando em regime de revezamento nos principais postos de saúde montados ao longo do trajeto das romarias, sempre com três ambulâncias de sobreaviso. Outras seis ambulâncias serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, para garantir agilidade em caso de remoção.

As equipes da secretaria estarão de prontidão nos seguintes pontos: Hospital da Cruz Vermelha, Casa do Trabalhador, Alfândega, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Companhia Docas do Pará (CDP), Centro Integrado de Governo (CIG), Hotel Princesa Louçã, sede do Paysandu, Praça Dom Pedro e Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). Também haverá equipes em frente à TV Liberal, Banco do Brasil, 1º CRS, Igreja Assembleia de Deus (Avenida Nazaré), curso Minds e ainda no Largo do Redondo.