Fiscalização integrada em Óbidos resulta em prisão e apreensões
As ações ocorreram em fiscalizações de rotina a embarcações no estreito de Óbidos.
O trabalho intenso da Base Fluvial Integrada ‘Candiru’, instalada no Baixo Amazonas, em conjunto com guarnições da Polícia Militar, obtiveram êxito em cumprir um mandado de prisão e apreender uma motocicleta e armamentos sem documentação na manhã desta quarta-feira (04). As ações ocorreram em fiscalizações de rotina a embarcações no estreito de Óbidos.
As três ações ocorreram em diligências a três embarcações diferentes. A primeira, no empurrador ‘Coronel Heitor’, que realizava o percurso Manaus (AM) até Belém, onde foi localizada uma arma longa da marca Richester calibre .38 com 14 munições intactas. O portador do armamento não apresentou os documentos necessários e foi conduzido para ser ouvido. Na mesma embarcação, os policiais identificaram um passageiro com mandado de prisão em aberto, sendo executado pelas autoridades.
Em ação contínua, a equipe policial abordou o empurrador HP 3º, com origem de Manaus (AM) e destino à Santarém, e lá identificaram outro armamento calibre .12 com 18 munições intactas e sem documentação. A terceira apreensão ocorreu na abordagem ao ferryboat “Imperador”, que tinha como destino a capital paraense. As equipes identificaram uma motocicleta com registro de roubo. Durante averiguação, foi constatado no sistema que o número do motor não coincidia com a placa da motocicleta.
Todos os casos foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos para os devidos procedimentos cabíveis. O diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, coronel PM José Vilhena, destaca a importância das abordagens preventivas no combate ao crime nos rios.
“Através de fiscalizações rigorosas e constantes, combatemos o tráfico de armas, outros crimes violentos e outras atividades ilegais que ameaçam a paz e a tranquilidade de nossas comunidades. Por isso, o nosso compromisso é inabalável na proteção dos nossos rios e na garantia de que sejam espaços seguros para todos”, afirmou.