Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E GERAÇÃO DE RENDA

Curso de alongamento de cílios da ParáPaz Mulher empodera mulheres de Ananindeua

Atividade proporcionou uma nova habilidade profissional, fortalecendo a autoestima e promovendo caminhos para a independência financeira

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
04/12/2024 17h02

O ambiente que frequentemente acolhe mulheres que chegam em busca de apoio diante de situações de violência se transformou em um espaço de aprendizado. Concluído na quarta-feira (4), o curso de Alongamento de Cílios, promovido pela Fundação ParáPaz, por meio da ParáPaz Mulher, reuniu 19 mulheres na Casa da Mulher Brasileira, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

A atividade, marcada por práticas intensivas, proporcionou às participantes uma nova habilidade profissional, fortalecendo a autoestima e promovendo caminhos para a independência financeira.

M. G. M. S., de 52 anos, que recebe acompanhamento da equipe multidisciplinar há 3 anos, comentou como a capacitação representa uma oportunidade única. "Amei porque recebi meu certificado e, ao aprender com uma profissional me sinto mais segura e pronta para ganhar mais dinheiro. Com a prática, tenho certeza de que posso melhorar minha vida", disse. 

Além do aprendizado técnico, cada participante recebeu uma apostila com o conteúdo do curso e um kit com todos os materiais necessários para o alongamento de cílios, como pinças, cílios, escovinhas, anéis para aplicar a cola e outros itens essenciais. Para a coordenadora da unidade, Rosa Paes, essa ação é um passo importante para o futuro de cada uma delas. 

“Sempre promovemos esses momentos e é muito importante que elas retornem aqui, não para fazer uma denúncia, mas para ter um aprendizado, uma capacitação. Acreditamos que elas estão iniciando uma profissão, uma jornada de empreendedorismo. Esperamos que possam criar suas próprias oportunidades e conquistar mais autonomia", afirmou a coordenadora. 

O curso teve a parceria da Secretaria das Mulheres (Semu) e foi ministrado pela instrutora voluntária Emily Azevedo, que compartilhou seu conhecimento com as participantes, ensinando técnicas profissionais e práticas para que elas possam, em breve, ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo abrir o próprio negócio.

A N. S. N., de 41 anos, também compartilhou de que forma o curso poderá transformar sua vida. “Foi extremamente motivador, me qualificando para um ofício que posso usar no trabalho com outras mulheres. Tenho certeza de que será uma ferramenta importante para nossas estratégias".