Ação na Base Fluvial Candiru prende homem que transportava 10 kg de drogas em Óbidos
A embarcação abordada era de origem da cidade de Manaus, no Amazonas
As equipes que atuam na Base Integrada Fluvial Candiru, no município de Óbidos, no Pará, prenderam um homem que transportava mais de 10kg de drogas, na noite da última segunda-feira, 2. A embarcação foi interceptada pelos agentes de segurança da Base Candiru, vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio de policiais militares do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I). A embarcação abordada era de origem da cidade de Manaus, no Amazonas.
"Em mais uma ação coordenada pelas nossas equipes que atuam no município de Óbidos, na nossa nova Base Fluvial Integrada, a Candiru, foi possível realizar abordagem a uma embarcação oriunda do estado de Manaus, que trafegava na rota do rio Amazonas que faz divisa com o município. Nossos agentes, em conjunto com os policiais da região, identificaram a droga escondida em uma mochila e prenderam em flagrante um dos homens que estavam no local e assumiu o porte das mesmas", relatou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Luciano de Oliveira.
Luciano de Oliveira, destacou ainda, as ações estratégicas executadas pela segurança do Estado, em fortalecer o policiamento fluvial, visando o combate ao tráfico de drogas na região.
"Essa Base tem um objetivo muito estratégico, o de combater o tráfico de drogas, em especial, nessa região, da qual sabemos que é utilizada por criminosos para o transporte de cargas ilícitas. Com isso nossas equipes atuam em rondas diariamente, com objetivo central de fazer esse controle, essa fiscalização para inibir e coibir a prática desse tipo de crime, nos rios do nosso estado", reforçou o secretário.
Diligência - Em uma das fiscalizações diárias feitas pelas equipes da Base Candiru, foi realizada uma abordagem na embarcação "Davi VI", que vinha do estado de Manaus com destino ao município de Santarém, no Pará. Os agentes de segurança identificaram uma mochila com 8,812 kg de substância com características de entorpecente do tipo cocaína, e também, 2,190 kg de drogas do tipo maconha. Um homem foi preso em flagrante, após assumir a propriedade das substâncias e levado até a unidade de polícia civil da cidade de Óbidos para os procedimentos cabíveis.
O diretor do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), Cel.PM José Vilhena, essa é mais uma ação exitosa realizada pelas equipes da Base Candiru, que assim como as equipes que atuam na Base de Antônio Lemos, em Breves, no marajó, vem conseguindo realizar um trabalho de ostensividade nos rios da região.
"Esse ano estamos conseguindo produzir feitos importantes no que tange a segurança dos rios do nosso estado. Essa é mais uma apreensão que executamos, com objetivo de inibir e coibir os crimes de tráfico de drogas na região do rio amazonas, dentro do território paraense. Assim como nossas equipes atuam de forma ostensiva nos rios do Marajó onde já realizamos, somente esse ano, a apreensão de mais de uma tonelada de drogas. Isso nos mostra o quanto o trabalho executado pelo Gflu vem sendo importante e o quanto as estratégias de segurança fluvial desenvolvidas pelo estado tem sido de suma importância para combater o tráfico de drogas na região fluvial do Pará", disse o coronel José Vilhena.