Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Com 20 anos de atuação, Graesp se destaca nas áreas de segurança, saúde e cidadania

O Grupamento Aéreo está presente no combate a crimes ambientais e ações humanitárias, e desempenhou um papel fundamental durante a pandemia de Covid-19

Por Governo do Pará (SECOM)
03/12/2024 14h58

O Grupamento opera atualmente com 14 aeronaves, sendo oito helicópteros e seis aviõesEm comemoração aos 20 anos de atuação no Pará, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou na manhã desta terça-feira (03) uma celebração. Em duas décadas, o Graesp soma mais de 43 mil horas de voo no território paraense. 

Medalha 'Comandante Júlio César' foi concedida a civis e militares A celebração contou com a entrega da Medalha "Comandante Júlio César", destinada a civis e militares que tiveram se destacaram na aviação e segurança pública. Entre os homenageados, o titular da Segup em exercício, Luciano de Oliveira, que na ocasião reforçou a importância do trabalho desempenhado pelo Graesp em um estado extenso, como o Pará.

“O Graesp é o Grupamento Aéreo de Segurança Pública somente por uma questão orgânica e de gestão, porque, de fato, ele já não é somente da Segurança Pública, e sim o braço aéreo do Estado do Pará. Isso porque, além das missões citadas dentro da Segurança Pública, como patrulhamento aéreo, trabalho de resgate com o Corpo de Bombeiros, e transporte de tropa, que a gente faz em situações emergenciais com certa frequência e combate a crimes ambientais, nós atuamos em questões humanitárias, questões de saúde e todas as crises e serviços urgentes do Estado”, ressaltou o secretário em exercício.

Operando  atualmente com 14 aeronaves, sendo oito helicópteros e seis aviões, o Graesp realizou, até novembro de 2024, mais de 3.500 voos a serviço do Estado - mais de 700 foram destinados ao combate a crimes ambientais.

Autoridades presentes à comemoração pelos 20 anos de criação do GraespMeio ambiente - O diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, coronel Armando Gonçalves, também destacou o desempenho da unidade no âmbito da Operação Curupira. “Hoje estamos com plena atividade na Operação Curupira, criada pelo Decreto Estadual 2.887, de fevereiro de 2023, que leva duas tripulações completas, em tempo integral, às bases operacionais de São Félix de Xingu, Uruará, Castelo dos Sonhos (distrito de Altamira) e Novo Progresso”, informou.

Ainda segundo o coronel, a logística do Grupamento é uma ferramenta fundamental para aproximação entre a capital e as crises no interior do Estado, reduzindo distâncias e garantindo celeridade no tempo de resposta a várias demandas.

Suporte na pandemia - “Não podemos deixar de mencionar a cooperação durante a pandemia de Covid-19. Nossos servidores foram gigantes nas ações desenvolvidas durante a pandemia que parou o planeta. O Graesp chegou a todo vapor, levando e trazendo médicos, insumos, álcool, máscaras e remédios, além de transportar pacientes doentes aos hospitais de campanha. Quando chegaram as vacinas, nós conseguimos entregar toda a carga nos municípios do Pará em 24 horas”, ressaltou o diretor do Grupamento.

Coronel Alexandre Francês: 'hoje é um marco na história do Grupamento'O coronel Alexandre Francês atuou por mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros Militar do Pará, e integrou a primeira turma de pilotos de helicóptero do Grupamento Aéreo. Um dos responsáveis pela criação do Graesp, o militar garantiu que é muito gratificante acompanhar o crescimento da unidade. Para ele, a data comemorada hoje é um marco na história do Grupamento.

“O Graesp nos proporciona vários momentos marcantes, entre eles de confraternização, salvamento, angústias e, às vezes, o perigo que passamos enquanto voamos. Há vários momentos que são importantes, mas é sempre bom lembrar o início, onde toda a história desse Grupamento começou, e na construção de um trabalho que vai além da segurança pública, alcançando questões humanitárias, das quais temos orgulho em fazer parte”, assegurou coronel Alexandre Francês.

Texto: Esther Pinheiro, com supervisão de Walena Lopes - Ascom/Segup