Seduc esclarece dúvidas e orienta candidatos sobre o PSS para contratação de profissionais de Educação Básica
Nesta segunda live sobre o PSS, foram detalhadas etapas do plano de aula, pontos importantes sobre o sistema de cadastro, além de esclarecer as demais dúvidas e orientações acerca do certame
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realizou mais uma live para orientar e tirar dúvidas sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para formação de cadastro reserva de professores da Educação Básica. A transmissão foi realizada por meio do canal da Seduc no YouTube, nesta segunda-feira (2).
Nesta segunda live sobre o PSS, foram detalhadas etapas do plano de aula, pontos importantes sobre o sistema de castro, além de esclarecer as demais dúvidas e orientações acerca do certame. “A live tem o intuito de ouvir e orientar da melhor forma possível. Na última, tivemos um quantitativo significativo de inscrições e estamos recebendo feedbacks positivos. Ressalto que as inscrições são muito importantes para a Secretaria de Educação”, disse a diretora de Planejamento, Seleção e Evidências (DIPSE), da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGEP), Hellen Nyde Souza.
Plano de aula - A terceira fase do processo de seleção do PSS envolve a avaliação do plano de aula, preenchido no ato da inscrição e de caráter eliminatório. Conforme o edital, no momento da inscrição, o candidato deverá submeter via formulário eletrônico um plano de aula sobre o tema “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima: práticas educativas na educação básica, voltadas para a defesa da preservação do meio ambiente”, sendo considerada válida somente a inscrição que contiver preenchimento integral dos campos relativos ao referido plano.
O especialista em educação da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGEP), Rafael Carvalho, explicou a escolha do tema do plano de aula. “Nós havíamos discutido muito sobre que temática utilizar pensando na perspectiva deste edital e, diante da lei n° 9.981, de 6 de julho de 2023, a gente pensou em utilizar esse mote para ser transversal aos profissionais do magistério, no caso, todos os licenciados, seja em qualquer área do conhecimento dos anos iniciais ao ensino médio e em todas as modalidades do ensino regular ao da educação especial. E dentro do contexto que nós estamos vivenciando da COP 30 em 2025 e toda a discussão que tem se desenvolvido no Brasil e fora do país, a gente pensou que seria um tema muito atual e relevante até para desenvolver o currículo no próximo ano letivo”, disse.
O PSS atenderá ao Ensino Regular, para as funções de professor de Língua Brasileira de Sinais (libras), no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. A remuneração tem como base a jornada de trabalho de 20h semanais chegando a R$2.302,74. As inscrições são gratuitas e terminam nesta terça-feira (3). Para se inscrever, clique aqui.
Além da Região Metropolitana de Belém (RMB), Altamira, Bragança, Igarapé-Miri, Parauapebas, Marabá, Tailândia, Breves, Chaves, Capanema, Vitória do Xingu, Portel, Soure, entre outras cidades, estão na lista de municípios com vagas abertas. Pedagogia, Licenciatura Plena em Filosofia, Artes, Língua Estrangeira, Biologia, Física, são algumas das modalidades do Processo Seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site da Seduc até o dia 3 de dezembro.
Fases do PSS - O processo seletivo está dividido em 4 fases:
1- Inscrição online, realizada no site da Seduc até o dia 3 de dezembro;
2- Análise curricular; de caráter classificatório e eliminatório, com a verificação de todas as informações prestadas na inscrição, sendo o candidato responsável pela veracidade dos documentos;
3- Avaliação do plano de aula, preenchido no ato da inscrição e de caráter eliminatório. E por último, será feita a divulgação da primeira lista de convocação dos candidatos classificados, prevista para o dia 30 de dezembro.