Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESTQUE ESPORTIVO

Atletas de artes marciais das Usinas da Paz levam 40 medalhas em torneio de Karatê e Judô

Com as conquistas recentes, os projetos se consolidam como um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e revelar talentos

Por Chrystian Machado (SEAC)
02/12/2024 18h09

O mês de novembro foi de grandes conquistas para os atletas de artes marciais atendidos pelas Usinas da Paz, projeto que vêm transformando vidas por meio do esporte. Representantes das modalidades de karatê e judô, atendidos nas Usinas, mostraram força, disciplina e talento em competições estaduais, alcançando resultados expressivos.

Karatecas da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, participaram do II Open de Karatê e levaram para casa 22 medalhas, sendo 7 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze. O excelente desempenho da equipe garantiu ainda o título de 1º lugar geral da competição, consolidando a força do projeto no cenário do karatê no Pará.

Diane Corrêa, de 39 anos, mãe da atleta Débora Corrêa, de 9 anos, não conseguiu esconder a emoção ao ver a filha levar para casa duas medalhas, uma de ouro e outra de prata. "Para a gente que é mãe, o coração só falta sair pela boca. Mas é muito bom porque os atletas adquirem experiência, aprendizado, aprendem que não é só ganhar, eles têm que aprender também a perder. Eu me sinto muito honrada de poder ver meus filhos participando desse torneio. O karatê melhorou bastante a disciplina, o desempenho, o desenvolvimento na escola, a questão de atenção para minha filha. Então, isso foi um conjunto de fatores que veio para somar na vida da Débora", disse.

Aos 15 anos, a atleta Rayssa Santos treina karatê há 2 anos na Usina da cabanagem e ficou feliz em conquistar duas medalhas de ouro, em diferentes categorias. "Eu treino karatê desde o início da usina, pois é perto de casa e fiquei muito feliz com essas medalhas de ouro, na minha segunda competição. Ainda tô no começo, mas o futuro me espera e eu tô me esforçando para ser uma grande atleta", contou.

Judô - Já em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, 18 judocas da Usina da Paz Icuí-Guajará mostraram todo o seu potencial no IV Circuito Paraense de Judô, disputado nas categorias infantil, sub-13, sub-15 e sub-18. O desempenho foi excelente: os atletas conquistaram 18 medalhas, com 13 ouros e 5 pratas.

Resultados - As Usinas da Paz integram o programa estadual Territórios pela Paz (TerPaz) e oferecem uma série de atividades gratuitas, que vão desde aulas esportivas até capacitação profissional, atendendo diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade. Com as conquistas recentes, os projetos se consolidam como um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e revelar talentos.

Para a secretária de Articulação de Cidadania, Elieth de Fátima Braga, os resultados destacam a importância das Usinas da Paz como espaços de inclusão e promoção do esporte para crianças e jovens nas comunidades. “Essas medalhas são motivo de orgulho para os atletas, para suas famílias e também para toda a comunidade que acompanha de perto o impacto positivo das Usinas da Paz”, ressaltou.

Serviço - A programações esportivas disponíveis nas Usinas da Paz podem ser consultadas presencialmente em cada complexo ou no Instagram oficial @usinasdapaz.