Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015

Traslado para Ananindeua dá início às procissões do Círio de Nazaré 2015

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/10/2015 16h35

Em meio a orações e vivas. Assim se iniciou o Traslado da imagem peregrina para Ananindeua, na manhã desta sexta-feira (9), com saída da Basílica Santuário. A peregrinação é a primeira das doze romarias oficiais do Círio de Nazaré e também a mais longa. Mais de um milhão de pessoas devem acompanhar a procissão.

Desde as 5h da manhã muitos romeiros já se aglomeravam em frente ao Santuário para participar da missa que celebra a abertura oficial das procissões do Círio. Um deles foi a devota Juçara Santos, que saiu a pé do município de São Francisco do Pará, no nordeste do Estado, para pagar promessa por uma graça alcançada.

“Esse é o sexto ano que venho para essa procissão. Neste ano vim agradecer pela minha saúde, que foi restabelecida. Quando a gente alcança o que pede, tem que agradecer muito, não adianta recorrer a Deus só quando está com problemas. Não é fácil vir andando mais de 100 km, mas preparei meu condicionamento físico com algumas caminhadas semanas antes e também conto com a solidariedade de muita gente pelo caminho, que oferece comida e água”, contou.

Os atletas do grupo de corrida “Só Corre”, que participam pelo quarto ano da peregrinação, estavam ansiosos para o início da caminhada. “Nossa equipe está cada vez maior nas peregrinações. Este ano contamos com um grupo de 25 corredores para participar da romaria. Gostamos muito de fazer esse traslado, pois o Círio traz renovação, solidariedade, igualdade e uma troca de energia muito boa. Não tenho nem palavras para expressar, pois me emociono”, disse a atleta Elisângela Sousa.

Emoção – Durante o traslado pelo centro de Belém, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré recebeu várias homenagens de moradores, escolas, órgãos, instituições e hospitais. Em alguns pontos do percurso, a imagem peregrina foi retirada da berlinda, que é conduzida por um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A primeira parada foi no Hospital Ophir Loyola, onde dezenas de pacientes e profissionais aguardavam para pedir bênçãos. A enfermeira Izabel Amaro, que trabalha há dez anos na ala oncológica pediátrica, ficou emocionada durante a homenagem, que teve a participação do cantor paraense Júlio Cezar.

“É um momento em que fico sem palavras, porque a emoção toma conta do meu coração. Sei o quanto é importante essa visita de Nossa Senhora para cada um desses pacientes que estão sofrendo, que precisam de saúde e conforto. Fico emocionada também ao lembrar o meu pai, que está com problemas de saúde. Só peço a Deus e à Virgem que dê saúde para essas crianças e à minha família e que conforte essas mães”, afirmou Izabel.

Este ano a peregrinação sofreu algumas alterações durante o trajeto. “Essa procissão têm mais de 23 anos. A urbanização cresceu muito. Para chegar a determinados lugares tínhamos que fazer muitas voltas, então percebemos que poderíamos fazer a mesma procissão sem deixar de contemplar os bairros, com um percurso mais otimizado. Com isso, de 55 km a romaria passou a ter 47 km, devendo este ano terminar mais cedo”, explicou o diretor de procissões, Antônio Souza.

Quem também homenageou a padroeira dos paraenses no Traslado foi a cantora Fafá de Belém, que também prometeu novidades para essa edição da festa de Nazaré. “O Círio é uma coisa que não se explica. Minhas expectativas só aumentam a cada ano. Desta vez nossa varanda estará na Estação das Docas, onde ocorrerão apresentações muito especiais, como a que eu farei com o Coral Timbres, de detentos custodiados pela Susipe”, revelou.

A imagem peregrina segue em procissão. A expectativa é que chegue à Igreja Matriz de Ananindeua até às 19h. No local, a Virgem de Nazaré ficará em um palanque, onde passará a noite em vigília. Na manhã do sábado (10) a imagem será levada pelos devotos na Romaria Rodoviária, rumo a Icoaraci.

Texto: Laís Menezes