Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Apoio do Estado garante a paraense estudar balé no Bolshoi

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/10/2017 00h00

Adria Matias, uma bailarina de apenas 11 anos, garantiu uma vaga na Escola Bolshoi no Brasil, uma das mais renomadas do mundo. A paraense participou da seleção nacional com 2.400 concorrentes, disputando 40 vagas, sendo 20 masculinas e 20 femininas. A última fase ocorreu no período de 20 a 22 de outubro, em Joinville (SC), que sedia a única escola do Bolshoi fora da Rússia.

“A gente estava vendendo chopp e outras coisas para que ela fosse com a professora. Meu marido, mesmo desempregado, procurou trabalhar de todas as formas para conseguir realizar esse sonho. Graças a Deus a história chegou até a secretária Renilce Nicodemos, da Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer), que ajudou para que a Adria pudesse ir”, contou a mãe da menina, Lucélia Matias, que é costureira.

Em julho, a paraense participou em Belém de uma das 17 pré-seleções realizadas no Brasil. Para conseguir a vaga, Adria, que estuda em escola pública, teve que passar na final pelas etapas médico-fisioterápica e artística. Além dela, os paraenses Jadson Fonseca, Emanoelle Gouvea, Emillyn Brabo Louzeiro e Gabriela Modesto Sena também foram selecionados.

“Estou emocionada por ter conseguido essa vaga. Isso só foi pelo esforço da minha família, e porque ela acreditou em mim”, disse Adria Matias.

Talento - A história de Adria com o balé começou em uma escola no Bairro da Guanabara, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), onde mora, quando ela tinha apenas 4 anos. Segundo a professora Luana Alves, mesmo tão pequena a menina já mostrava um grande talento para a dança.

“Ela é uma menina que aprende muito rápido, que desenvolve tranquilamente, pois é muito calma. Ela recebe a mesma aula das outras coleguinhas, mas o talento dela permite que evolua mais. Isso tudo está sendo muito gratificante”, ressaltou Luana Alves

O curso de Dança Clássica tem duração de oito anos, período que Adria vai morar na cidade catarinense com os pais. A transferência da família deve ocorrer em janeiro, pois as aulas começarão em fevereiro.

“A Adria conseguiu alcançar um objetivo que muitas crianças desejam. A história dela serve de exemplo para todos. Os pais nos informaram que pretendem se mudar para lá, e o governo já se colocou à disposição para ajudá-los”, garantiu Renilce Nicodemos, secretária de Estado de Esporte e Lazer.