HRBA abre programação do Outubro Rosa em Santarém
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) abriu no último dia 8 a campanha Outubro Rosa, realizada pelas instituições de saúde em todo o País com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Animada pela banda Maestro Wilson Fonseca, a programação reuniu profissionais de saúde e pacientes em tratamento, além de parceiros do hospital.
O HRBA diagnosticou, entre os anos de 2013 e 2014, 81 novos casos da doença. Atualmente, 107 pacientes estão em tratamento no hospital, sendo 105 mulheres e dois homens. Em 2014, 67 passaram por procedimentos cirúrgicos e, até setembro deste ano, mais 38 cirurgias foram realizadas.
Bernadete Freire diagnosticou o câncer aos 53 anos, mas não buscou atendimento médico imediato por acreditar que a doença não estava em estágio avançado. “Quando eu fiz o meu exame, deixei guardado porque achava que era um caso de categoria simples. Só após a avaliação médica, descobri que o nível da doença era avançado”, conta ela, fazendo um alerta às mulheres: “Façam a mamografia. Se você sentir que há algo errado, procure ajuda médica. Não espere a doença avançar para buscar atendimento”. Há um ano ela foi submetida a uma cirurgia no HRBA.
O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta em 90% o potencial de cura. Sediado em Santarém, o Hospital Regional é referência no tratamento oncológico no Pará e na região Norte do país. “Mas é importante que as pessoas fiquem atentas às campanhas de conscientização sobre o exame preventivo e procurem obter um diagnostico o quanto antes para evitar problemas maiores”, recomenda o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi.
A importância da informação
A falta de informação ainda é um dos maiores problemas enfrentados pela população do Baixo Amazonas, principalmente nas regiões ribeirinhas. “Temos muito trabalho a ser feito ainda. Há comunidades onde residem mulheres acima de 60 anos que nunca fizeram o exame de mamografia”, destaca o médico Marcos Fortes, coordenador da Oncologia do HRBA. Segundo ele, o preconceito também é uma barreira a ser vencida. “As mulheres precisam perder o medo e a vergonha de fazer o exame. O Outubro Rosa serve para que a difusão de informações mude esse comportamento”, acrescenta.
Exames disponíveis
O exame anual de mamografia é um direito assegurado por lei às mulheres acima de 40 anos, sendo ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Santarém, aproximadamente 38 mil mulheres estão incluídas nessa faixa etária; mesmo assim a cota de 250 exames por mês, ofertada pelo HRBA, não é preenchida.
“Somente o exame de mamografia é capaz de detectar as microcalcificações, estruturas minúsculas que indicam a doença em estágio inicial. Quando o câncer de mama é diagnosticado nessa fase, as chances de cura aumentam”, explica a coordenadora do Outubro Rosa em Santarém, Nádia Moreira Alves.
Palestras e exames
A programação do HRBA. No dia 1º, a iluminação da fachada do prédio foi alterada para a cor rosa. A equipe de enfermagem da Oncologia ministrará palestras em vários setores do hospital, incluindo a Oncologia. No dia 24, às 19h, será realizada uma caminhada na orla da cidade. E no dia 30 a campanha será encerrada com uma ação social voltada para a comunidade.
Serão realizados, também, consultas com mastologistas, ginecologistas e oncologistas, além de exames de mamografia e avaliações médicas. Caso seja diagnosticado algum caso da doença, a paciente será encaminhada imediatamente para tratamento. As mulheres também receberão cuidados com a beleza e sessões de massagem.