Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2015

Nossa Senhora de Nazaré ilumina as ruas de Belém durante a Trasladação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/10/2015 09h32

Uma das romarias mais aguardadas deste Círio de Nazaré, a Trasladação reuniu na noite de sábado, 10, segundo a organização do Círio, 1,4 milhão de pessoas. Durante a procissão noturna, iniciada por volta das 18h no Colégio Gentil Bittencourt, foram realizadas muitas homenagens, inclusive de pessoas que participaram pela primeira vez deste momento de fé.

É o caso do Cônsul Geral do Peru no Brasil, Rolando Ruiz Rosas, que tentava descrever a emoção que estava sentindo em acompanhar a Trasladação. "No Peru, neste mesmo período, temos a procissão do Senhor dos Milagres, mas não é como aqui", dizia. Rolando foi um dos convidados especiais do Governo do Estado para assistir à romaria da Estação das Docas. Além dele, autoridades civis e militares do Pará e de outros estados estiveram presentes, assim como o governador Simão Jatene.

Suely Campos, governadora de Roraima, conta que já participou de outras edições da festa religiosa, mas sempre é uma emoção diferente. "O Círio reaviva nossa fé. O povo do Pará cultua esta festa que transcende para quem vem de fora, aos turistas. Parabéns povo do Pará", disse.

Para Simão Jatene, a trasladação virou um segundo Círio. "Todo ano se repete, mas ele é único. O Círio a gente não assiste, a gente vive. É sempre novo, traz sentimentos únicos", comentou.

A Trasladação chegou dentro do horário previsto pela direção da festa de Nazaré. Após seis horas de procissão, a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Catedral de Belém. Durante todo o trajeto, como já é tradição, a Imagem Peregrina foi reverenciada com homenagens de todo tipo, desde as mais simples, nas janelas das residências, até apresentações musicais e espetáculos pirotécnicos, promovidos por empresas, bancos, entre outras instituições. 

Segurança - Cerca de 150 militares do Corpo de Bombeiros realizaram os serviços de prevenção e segurança na Trasladação do Círio de Nazaré 2015. Os homens da corporação trabalharam com vários tipos de equipamentos durante o trajeto da procissão.

De acordo com o comandante da operação, Coronel Cavalcanti, os Bombeiros estavam equipados para atender a qualquer tipo de ocorrência. “Ficamos de prontidão com extintores em caso de incêndios na queima de fogos, além de macas, mochila de primeiro socorros, viaturas de combate a incêndio, viaturas resgate e motos de combate a incêndio”, destacou o Coronel.