Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CINEMA

Mãos de Outubro, Cássia Eller e Leviatã no Cine Estação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/10/2015 12h40

No mês de outubro, uma programação especial traz para a tela do Cine Estação das Docas dois títulos inéditos e um curta metragem sobre o Círio de Nazaré. O documentário sobre a cantora Cássia Eller e o indicado ao Oscar 2015, “Leviatã”, estreiam nesta quarta-feira, às 18h e 20h30. O curta-metragem “Mãos de Outubro” será exibido na matinal de domingo e nas demais sessões de cinema agendadas no Cine Estação.

O premiadíssimo “Mãos de Outubro” centraliza a imagem em todas as mãos que constroem a maior manifestação de fé no Brasil. Romeiros, operários, escultores, estilistas, decoradores, guardas da Santa, fogueteiros e tocadores de sinos são mostrados com a dinâmica estética que privilegia as mãos e a técnica de devotos e promesseiros numa aula de montagem e som. Dirigido por Vitor Souza Lima, o filme recebeu o prêmio ABD-SP no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, e o prêmio aquisição Canal Brasil no mesmo festival.

"Leviatã", do russo Andrey Zviaguintse, foi vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Censurado na Rússia, pela  polêmica ao abordar temas como abuso de poder e arbitrariedade da Justiça, “Leviatã”  ganhou o mundo, gerando aplausos e elogios contundentes pelos festivais por onde passou. Ambientado no vilarejo de Teriberka, no Mar de Barents, uma pequena cidade ao norte da Rússia, o filme narra a história trágica de um homem simples, Kolya, que vê sua propriedade tomada impiedosamente por um político local.

Foi o britânico Thomas Hobbes quem se utilizou da figura mitológica do Leviatã - o monstro marítimo retratado no livro de Jó, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média - para definir o poder da tirania. À medida que luta pela sua própria vida, feito uma versão moderna de Jó no reino de Putin, Kolya segue seu caminho tal qual um Dom Quixote enfrentando moinhos e tentáculos do poder local

Cássia, o filme

“Cássia Eller” retrata a trajetória de um ícone da música brasileira da década de 90. Dirigido por Paulo Henrique Fontenelle (Lóki), o documentário mostra, por meio de imagens inéditas do arquivo da cantora e depoimentos de amigos e familiares, a intensidade pessoal e musical de uma artista que conquistou o país.

Nando Reis, Luiz Melodia, Milton Nascimento, Zélia Duncan, Chicão (filho da cantora) e outros familiares e músicos que fizeram parte da trajetória de Cássia Eller foram entrevistados e documentam a importância e o diferencial que fizeram com que ela se tornasse, em pouco tempo, uma das mais potentes vozes da música brasileira.O filme também utiliza imagens de shows, ensaios, entrevistas e cenas da intimidade da cantora. São abordados assuntos como a sua relação com as drogas, gravidez inesperada, sexualidade, timidez e fama.

Cássia Eller gravou seu primeiro disco em 1990 e estourou com o terceiro, de 1994, que trazia “Malandragem”, composição inédita de Cazuza e Frejat (antes, rejeitada por Angela Ro Ro). Após a apresentação consagradora no Rock in Rio 3 e o lançamento do Acústico MTV (seu maior sucesso comercial, com mais de um milhão de cópias vendidas), a cantora morreu em 29 de dezembro de 2001 por causa de uma complicação cardíaca, aos 39 anos.

Cine Estação apresenta

"Mãos De Outubro", De Vitor Souza Lima. Livre. 20 min.

"Cássia Eller", de: Paulo Henrique Fontenelle. Com Cássia Eller, Nando Reis, Zélia Duncan e Osvaldo Montenegro. 120 min. 14 anos. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=rpeKsgJ31bs

"Leviatã", de Andrey Zviaguintsev. Com Daniel Stern e Amanda Pays.  141 min. 14 anos. Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=tqyL0h4AYQw

Datas e horários:

14 (Quarta)
18h: Mãos de Outubro  | Cássia Eller
20h30: Leviatã

15 (Quinta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

16 (Sexta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

18 (Domingo)
10h: Mãos de Outubro  | Cássia Eller
18h: Leviatã
20h30: Mãos de Outubro  | Cássia Eller

21 (Quarta)
18h: Mãos de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

22 (Quinta)
18h: Maõs de Outubro | Cássia Eller
20h30: Leviatã

Ingressos: R$ 10,00 (com meia-entrada para estudantes). Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Governo do Estado.