Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA

Unidade de saúde do Benguí reforça estoques de sangue e leite humano

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/10/2015 18h05

Cerca de 100 doadores voluntários compareceram à Unidade Básica de Saúde (UMS) do Benguí II, em Belém, para participar, nesta sexta-feira (16), do “Dia Vermelho e Branco”, campanha promovida em parceria com o Hemopa e Santa Casa para estimular a doação de leite humano e de sangue.

“É muito gratificante perceber que, após 37 anos de Fundação Hemopa, encontramos gestores que se sensibilizam pela causa da doação de sangue e que encontram, junto às comunidades em que atuam, espaço e apoio para promover ações como esta”, disse a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva. O objetivo da ação é contribuir para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue do hemocentro e de leite humano Santa Casa.

“É essa a diferença que precisamos fazer para nossa comunidade. Trazer de fora para dentro a mobilização em prol da solidariedade, da melhoria da qualidade do atendimento e da saúde no nosso Estado para garantir a qualidade de vida da população”, disse o gerente da unidade, Roberto Macedo.

Para presidente da Santa Casa, Rosangela Monteiro, a campanha e a inauguração da sala de apoio à amamentação são atividades de extrema importância para as mães, bebês e famílias da comunidade do Benguí e do entorno, visto que fortalecem a importância do aleitamento materno exclusivo para as mulheres e crianças, além de ajudar os bebês prematuros que nascem na Santa Casa. "Precisamos que essa ação seja disseminada nas outras unidades e em todas as prefeituras, pois quem ganha com isso são os bebês, as mães, é todo o sistema de saúde", frisou.

A programação na UMS teve apresentação de danças regionais e música – com o Quinteto de Sopro da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA) – e o apoio do jogador do Paysandu Yago Pikachu, que é padrinho da campanha e esteve presente na unidade distribuindo camisas e autógrafos.

A estudante de fonoaudiologia Cristiana Brasil, esposa do atleta, também abraçou a causa e fez a primeira doação de leite humano. “Tenho uma bebê que nasceu prematura e sei o quanto é importante o leite materno para o desenvolvimento da criança, por isso recebi de braços abertos o convite e vim doar, para ajudar a outras crianças que necessitem”, disse.

A vigilante Andressa Souza, 34, moradora do bairro do Benguí, é doadora voluntária de sangue tipo B Positivo. Ela soube da ação ao ir para uma consulta na unidade e não perdeu a oportunidade de fazer a doação. “Achei muito bom eles virem até nós. Isso facilita, já que todo mundo leva uma vida corrida, mas é sempre bom reservar um tempo para fazer o bem ao próximo”, afirmou.

A animação também tomou conta do Hemocentro Regional de Marabá na manhã desta sexta-feira (16), onde ocorreu uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças, com arte em pintura facial nas crianças feita pelo Instituto Hosana Lopes. Houve ainda animação com palhaços do Grupo de Teatro Anjos da Graça e distribuição de brinquedos e lanches.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

Em Belém, a Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

Em Marabá, o Hemopa fica na Rodovia Transamazônica, Quadra 12, s/n, entre avenidas Hileia e Amazônia, no bairro Amapá. Telefones: (94) 3324-1645, 3324-1810 e 0800-2808118. A Unidade de Saúde Benguí II está localizada na Passagem Maciel, s/n, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.