Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Concertos Didáticos encantam alunos de escolas públicas no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/10/2015 18h30

A pequena Jaiane da Conceição, 12 anos, estudante da Escola Jaderlar, no bairro do Benguí, é uma das muitas fãs da cantora de funk carioca Anitta. Na tarde desta sexta-feira (16), a aluna saiu do Theatro da Paz disposta a aprender a tocar flauta. A decisão foi tomada depois de a menina assistir ao concerto do grupo “Flautas Doces da Amazônia”, que se apresentou durante a programação desta sexta-feira (16) do projeto Concertos Didáticos. “Achei tudo maravilhoso. Nunca tinha escutado flauta. Senti uma paz tão bonita. Quero aprender a tocar esse instrumento agora”, disse a garota.

O mesmo sentimento de fascínio foi compartilhado pela estudante Bruna Vitória, 13 anos. Aluna da Escola Municipal Honorato Filgueiras, ela também nunca havia ouvido música clássica. “Sou fã da Beyoncé, adoro dançar. Gosto de música agitada, nunca pensei que fosse gostar de música calma, mas adorei vir aqui. É sempre bom conhecer coisas novas”. Jaiane e Bruna foram duas das 650 crianças e adolescentes, de seis escolas de Belém, Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, que estiveram na tarde desta sexta no Theatro da Paz.

O projeto Concertos Didáticos é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec), com apoio do Theatro da Paz. O projeto difunde a educação musical, proporciona aos estudantes o primeiro contato com os instrumentos musicais, estimula o gosto pela música, contribui para a formação de plateia e divulga as ações da FCG, instituição responsável pela formação musical de crianças, jovens e adultos em todo o Estado.

Os concertos são apresentados uma vez ao mês, sempre às sextas-feiras, com a participação de estudantes de escolas públicas em dois horários, às 10h e às 16h. Cada apresentação musical conta com a participação de grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes, que reúnem músicos profissionais, professores do Instituto Estadual Carlos Gomes e estudantes de música.

A programação começou na manhã desta sexta-feira, com a apresentação do grupo Quarteto de Trombones. O quarteto apresentou para os estudantes os instrumentos de sopro característicos desse grupo musical e empolgou os estudantes. Os músicos fizeram um passeio pelo repertório erudito e também popular, tocando músicas de compositores estrangeiros e também clássicos da música brasileira como “Trem das Onze”.

Estímulo – Além de boa música instrumental, os estudantes também conheceram um pouco da trajetória dos músicos que estavam no palco. O professor Denison Pastana, que dá aulas de Trombone no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), deixou uma mensagem para os jovens que acompanharam essa edição do projeto. “O que vai fazer a diferença na vida de vocês é a persistência. Não desistam dos sonhos de vocês. Se estudarem, podem ir cada vez mais longe”, disse o músico ao falar sobre como foi difícil se dedicar ao instrumento que toca até hoje.

Mais de 300 estudantes, com idades entre 7 e 20 anos, de escolas da rede municipal de ensino de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro, e também de Ananindeua estavam na plateia. A arte educadora e coordenadora do Núcleo de Projetos da Semec, Norma Moreira, destacou a parceria que a partir deste ano incluiu a prefeitura. “É um momento único de vida para esses estudantes. Se não fosse essa parceria entre as instituições de ensino e a Fundação Carlos Gomes esses alunos não teriam esse privilégio de participar dessa atividade”, frisou.

Muitos professores e estudantes, vindos das ilhas, participaram pela primeira vez do projeto e pisaram pela primeira vez no Theatro da Paz. “Foi maravilhoso. Sempre tive vontade de vir aqui. A minha escola foi privilegiada por ter recebido esse convite e eu quero voltar muitas vezes”, disse Jussara Moura, de 14 anos, estudante do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Donatila Lopes, da Ilha de Mosqueiro.

A Coordenadora de Extenção da FCG e responsável pelo projeto, a pianista Ana Maria Adade, lembrou que este ano o IECG completou 120 anos de existência, atuando na educação musical. “É um momento de comemorações e é muito bom ver o teatro lotado. Estamos felizes em dividir isso com todos vocês”, afirmou. Ana Maria falou ainda da satisfação de ver a missão sendo cumprida. “Muitos estudantes que fizeram parte, enquanto plateia, do Concerto Didático, hoje são nossos alunos na Fundação Carlos Gomes”, revelou. O próximo concerto didático será no dia 13 de novembro. (Colaborou Rosa Cardoso, da Ascom FCG)