Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Ação de cidadania atende comunidade LGBT na Praça Waldemar Henrique

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/10/2015 13h20

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas na 14ª Parada do Orgulho Gay de Belém, neste domingo (18). Pela primeira vez na história do movimento, a manifestação foi antecedida por uma ação de cidadania, que ocorreu na manhã deste sábado (17), na Praça Waldemar Henrique. Na “Ação Cidadania LGBT”, o público retirou carteiras de identidade e de trabalho e os transexuais puderam tirar carteiras com o nome social.

José Junior, 24 anos, tirou a identidade com o nome de Isabele Sampaio. A partir de agora, com o nome social, ela evita situações embaraçosas. “Era muito constrangedor quando eu apresentava minha identidade com o nome de homem e a pessoa olhava para o meu rosto de mulher, sem entender nada”, disse o transexual.

A ação de cidadania teve o apoio do Pro Paz e Polícia Civil, na emissão das identidades, assim como da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nos exames de HIV, que também foram oferecidos. Até o meio-dia, quando foram encerrados os trabalhos de emissão de documentos, foram expedidas 100 carteiras de identidade, 100 carteiras de trabalho e 15 carteiras de nome social. “Era preocupante o tratamento dos órgãos públicos com a população LGBT, mas esse apoio do governo está sendo fundamental para nos dar visibilidade”, disse Duda Lacerda, representante da Comissão Organizadora da Parada LGBT.

A ação de cidadania reforça as ações do Governo do Estado junto à população LGBT. Há menos de dois meses, foram emitidos 100 cheques para famílias homossexuais e foram liberados R$ 50 mil pelo Credicidadão. Uma das conquistas mais recentes é a implantação de um ambulatório de saúde integral para travestis e transexuais do Pará. O espaço começou a funcionar no último dia 6, no prédio da Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecto-Parasitárias e Especiais (Uredipe), no bairro do Telégrafo.

A ação de cidadania continua durante a tarde deste sábado, com shows musicais e apresentação de drag queens. “Essa ação representa bem a nossa missão, que é de falar diretamente para a comunidade. Quando a gente leva cidadania, recebe cidadania”, disse o gerente de Livre Orientação Sexual da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), João Augusto Santos.

Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bettencourt, aliar-se às diferentes parcerias mostra a importância das ações para a sociedade. "Somente este ano já fizemos mais de 35 mil atendimentos na região metropolitana e no interior do Pará. Os números mostram a importância destes serviços para a comunidade e são a maior prova de que o Estado e nós, do Pro Paz, não medimos forças para promover a cultura de paz em todas as regiões", frisou. Neste domingo, a fundação promove ação de cidadania na Praça Batista Campos.