Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Dois mil alunos assistem ao último aulão do Pro Paz Enem em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/10/2015 14h06

O salão de festas do Pará Clube ficou lotado na manhã deste domingo (18). O público aproximado de duas mil pessoas foi acompanhar as últimas aulas do Pro Paz Enem, programa que prepara os estudantes da rede estadual para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que ocorre no próximo fim de semana, dias 24 e 25.

O Pro Paz Enem é uma parceria entre a Fundação Pro Paz e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde o dia 22 de agosto, foram doze aulas, em Belém, Marabá, Santarém, Benevides, Breves e Abaetetuba. Cerca de sete mil estudantes participaram da preparação. As aulas foram transmitidas, inclusive, pela TV Cultura do Pará, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 19h às 20h30.

Um dos alunos que participaram desse último aulão foi Jhonatan Sousa, 18 anos, que estuda na Escola Estadual Deodoro de Mendonça e sonha em passar no vestibular para Engenharia Mecânica. “As aulas do Pro Paz Enem são bem objetivas. Os professores vão direto ao ponto que precisamos aprender, o que vai cair na prova”, disse.

Nesse último aulão de domingo, oito dos 21 professores do projeto passaram dicas preciosas de revisão e trabalharam principalmente o aspecto psicológico dos candidatos. “Reforçamos junto aos alunos as especificidades do Enem e também a confiança. Percebemos que muitos alunos, depois de acertarem uma quantidade razoável de questões na primeira prova, desistem de fazer no dia seguinte por medo de não passar. Isso não pode acontecer”, disse o professor de física Mauricio Dantas.

A participação dos alunos nesse primeiro ano do Pro Paz Enem superou as expectativas da coordenação. O sucesso foi tanto que, em 2016, a intenção é estender o projeto. “Queremos implantar o Pro Paz Enem nas 13 regionais, alcançar todas as cidades polo do Estado do Pará”, planeja a coordenadora do Pro Paz escola, Mônica Altman. O Enem deste ano tem mais de sete milhões de estudantes inscritos, um número recorde. Cerca de dois milhões, ou 31,5% desses candidatos, são da região Norte.

Além da última aula de revisão, no lugar também foram disponibilizados terminais para que os alunos consultassem seus locais de prova e imprimissem seus comprovantes de inscrição. Todos os alunos receberam fascículos com resumos e questões do Enem durante as aulas.

Alunos de Breves e Marabá também recebem últimas orientações antes da prova do Enem

O último final de semana também foi marcado pelos últimos aulões do projeto Pro Paz Enem nos municípios de Breves e Marabá. No total, cerca de 1.500 alunos participaram das aulas no sábado (17).

Em Marabá, o aulão aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Anisio Teixeira e contou com a presença de cerca de 1000 alunos. Já em Breves o aulão, para 500 alunos, ocorreu no Centro de Desenvolvimento em Educação Profissional (CEDEP).

Para o professor Hercules Adams, da rede pública de ensino do município de Marabá, o Pro Paz Enem vem para reforçar o ensino dos estudantes das escolas estaduais para a prova do Enem. “O Pro Paz nos surpreende com essa iniciativa que é extremamente importante. Além de trazer o fator motivacional para os nossos estudantes, ele também nos traz um conhecimento de forma diferenciada”, afirmou.

Vanessa Lima, 18 anos, aluna do terceiro ano em Marabá, agradece a iniciativa. “É uma oportunidade única que estamos tendo para revisar para a prova do Enem. Os professores são muito bons e muito dinâmicos. Fico feliz de ter participado. O Governo do Estado e o Pro Paz estão de parabéns pela iniciativa”, afirmou.

O Pro Paz conta com uma equipe formada por 31 professores com vasta experiência na prova do Enem. As atividades foram destinadas a estudantes de escolas públicas, mas qualquer aluno podia se inscrever. A caravana realizou aulas na capital e percorreu com aulas nos municípios de Abaetetuba, Breves, Benevides, Santarém e Marabá durante os meses de agosto, setembro e outubro.

“Encerramos o projeto com três aulas que contaram com uma grande participação dos alunos. Esta é a maior intenção do projeto, colaborar para que os alunos obtenham um bom resultado na prova do Enem. Nossa intenção é no próximo ano levar estas aulas para todas as regionais do Estado”, destacou Jorge Bittencourt, presidente da Fundação Pro Paz.

(Com informações de Mayara Albuquerque - Fundação Pro Paz)