Centro de Saúde Escola da Uepa participa da campanha Outubro Rosa
Para alertar as pessoas sobre o perigo do câncer de mama, o Centro de Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participa, no período de 20 a 22 de outubro, das 8h às 17h, da campanha Outubro Rosa. O evento será realizado no CSE, integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), na avenida Romulo Maiorana, nº 2558, bairro do Marco.
A programação conta com palestras ministradas por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Centro de Saúde. Além disso, consultas com mastologista serão oferecidas. Se alguma enfermidade for detectada, os pacientes serão encaminhados para a realização de exames em hospitais de Belém.
A coordenadora do Centro, professora Fátima Carrera, explica que esse é um momento importante, não só para as pessoas que se beneficiarão com a atividade, mas também, é um momento de integração entre profissionais, alunos e residentes.
“O interesse dos alunos em participarem é fundamental. Com isso, eles têm a oportunidade de praticar o que aprendem. Todos juntos por um motivo que é a prevenção do câncer de mama”, diz ela.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, seguido pelo de pele. As células possuem informações chamadas genes que mostram como devem ser suas tarefas. Quando ocorrem erros nesses genes, as células perdem sua função normal e passam a desenvolver atividades anormais, como, por exemplo, um crescimento desorganizado, formando tumores. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando 1% do total de casos da doença.
O diagnóstico precoce auxilia no tipo de tratamento. Para saber quanto tempo de tratamento poderá ser necessário, ou melhor, qual o planejamento de ação acerca do caso, intervenção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia.
Serviço: A atividade do Outubro Rosa da Universidade do Estado do Pará (Uepa), ocorre, das 8h às 17h, no período de 20 a 22 de outubro, no Centro de Saúde Escola (CSE), localizado na avenida Romulo Maiorana, nº 2558, bairro do Marco.