Emater comemora 59 anos com lei estadual da Semana da Extensão Rural no Pará
Órgão estadual de extensão rural assiste agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária, ribeirinhos, indígenas e quilombolas em todo o Pará
Já sob a novidade da Lei Estadual 10.723, que institui, no Pará, a Semana Estadual da Extensão Rural e do Extensionista Rural, proposta pelo deputado estadual Josué Paiva (REP), sancionada pelo governador Helder Barbalho, no dia 1º de outubro, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) comemora 59 anos nesta terça-feira (3) com programação por todo o Pará.
Nesta segunda-feira (2), às 14h, uma sessão solene na Sala Multiuso da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) vai homenagear a proximidade das seis décadas de existência do órgão oficial de assistência técnica e extensão rural (ater) da sociedade paraense: são quase mil especialistas compondo equipes multidisciplinares em 160 unidades físicas, para atendimento presencial, remoto, direto e indireto de mais de 50 mil famílias rurais nos 144 municípios - entre agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária, ribeirinhos, indígenas e quilombolas.
“A finalidade da Lei é conferir visibilidade e notoriedade às ações de ater no Pará da única empresa estadual que desenvolve ater pública no Pará. Entendemos que, mesmo diante das dificuldades para se fazer extensionismo na Amazônia, devido ao custo, os profissionais que escolheram atuar na área têm promovido verdadeiras doações de vida para garantir o desenvolvimento no meio rural - e isso não pode ser ocultado. A Semana é também dedicada a isso”, anuncia o presidente da Emater, Joniel Abreu, advogado e técnico em agroindústria, pós-graduado em Direito e em Ciências Sociais, mestre em Educação, com ênfase em Políticas Públicas, e doutorando em Direito.
Calendário
No dia 3 de dezembro , o Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo) lançará o Geoportal da Emater, no escritório central, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Na sequência, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) exporá mais detalhes do Sistema de Acompanhamento das Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Sisater), ferramenta estreada em novembro.
No dia 4 de dezembro, o Sisater será apresentado ao Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (Ineaf) da Universidade Federal do Pará (Ufpa), no âmbito da Câmara de Assistência Técnica e Extensão Rural do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS). Na mesma quarta-feira, 15 famílias de Ananindeua, Barcarena e Marituba comercializarão produtos típicos da Amazônia em mais uma edição institucional da Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, no escritório central, em Marituba, de 9h às 12h.
Na manhã do dia 6 de dezembro, sexta-feira, Dia Nacional do Extensionista Rural, em uma cerimônia no escritório central, a Diretoria Executiva (Direx) entregará certificados e cartas de reconhecimento a servidores considerados referência - ativos, aposentados ou in memoriam - ou seus familiares, a partir de indicadores como tempo de serviço, produção e produtividade.
Pelo Pará
Nos 144 municípios paraenses, por meio da articulação dos escritórios regionais e locais, a Emater também festejará a Semana com ações sincronizadas e protagonismo do público beneficiário.
Nos dias 4 e 5 de dezembro, haverá entrega simultânea de cadastros ambientais rurais (cars), cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) e protocolos de licenciamento ambiental rural (lar) em municípios como Nova Timboteua, no Rio Caeté; Senador José Porfírio, no Xingu, e Vigia, na região Guamá.
Ainda, estão previstos eventos de campanhas de doação de sangue, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa); palestras sobre políticas públicas e entrega de insumos e equipamentos pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Fomento Rural).
Texto de Aline Miranda