Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E INCLUSÃO

Delegação do Pará conquista 14 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Apoiados pelo Programa 'Parádesporto', mantido pelo Governo do Pará, os paratletas trouxeram quatro medalhas de ouro, três de prata e sete de bronze

Por Governo do Pará (SECOM)
01/12/2024 19h19

Delegação vitoriosa conta com o apoio do Estado e da Associação Clube Esporte Adaptado em BelémA delegação paraense do Programa “Parádesporto”, mantido pelo Governo do Pará, desembarcou na tarde deste sábado em Belém trazendo na bagagem 14 medalhas, sendo quatro de ouro, três de prata e sete de bronze, conquistadas nas Paralimpíadas Escolares. A competição, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reuniu entre 25 e 30 de novembro, em São Paulo (SP), 2 mil atletas, dos 26 estados e do Distrito Federal.

O Programa “Parádesporto” é desenvolvido nas dependências da Tuna Luso Brasileira, pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), com a parceria da Associação Clube Esporte Adaptado em Belém (Aceab).

O titular da Seel, Cássio Andrade, ressaltou a participação da delegação paraense na competição nacional. “Um momento histórico para esses atletas do esporte paralímpico paraense e brasileiro. Paralimpíadas Escolares é uma competição que fomenta e integra o esporte paralímpico no Brasil. Uma competição que tem um alto nível de competitividade, e os nossos representantes foram lá e fizeram bonito, trazendo bastante medalhas para o nosso Estado do Pará. Nós, do Governo do Pará, só temos a parabenizar esses atletas e a todos que participaram”, ressaltou o secretário.

O Pará participou das Paralimpíadas Escolares em seis modalidades - natação, tênis de mesa, futebol PC, parabadminton, atletismo e bocha -, conquistando 14 medalhas.Paraenses subiram no pódio da competição

Evolução - O técnico Valdir Aguiar, do Parádesporto, destacou a importância do evento. “A cada ano que passa a gente aprende cada vez mais com este público, com essas crianças e adolescentes especiais. Eu tenho 26 anos de Paralimpíadas. Este ano para nós foi melhor ainda. Conquistamos 14 medalhas importantes. Essas crianças saindo da depressão, melhorando na escola. A gente faz a pesquisa antes de viajar com as mães, como estão as notas das crianças dentro de casa. Elas melhoraram bastante. A gente vê que o esporte é muito importante para elas, e para nós, também. Eu quero louvar e agradecer a Deus pelas conquistas. E que Deus sempre nos dê essa paciência, e que também a gente tenha essa parceria com o Parádesporto em Belém do Pará. Eu só quero agradecer”, enfatizou Valdir Aguiar.

Atletas e medalhas conquistadas:

NATAÇÃO

Taylor Gabriel da Silva - Medalhas: 1 de prata e 2 de bronze

Pedro Micael Rodrigues - Medalha: 1 de bronze

Wesley Souza Aguiar - Medalhas: 1 de prata e 1 de bronze

TÊNIS DE MESA

Rai da Costa Neves: 1 de bronze

Luan Pablo da Silva Barros: 1 de prata e 1 de bronze

PARABADMINTON

Anderson Carvalho do Nascimento: 1 de ouro

Kalebe Corrêa Martins: 1 de ouro

ATLETISMO

Landerson Victor Carvalho Siqueira: 2 de ouro

100 mts e 400 mts

BOCHA

Kebelle Miranda: 1 de bronze

Texto: Jessé Lima - Ascom/Seel