Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Fundação Cultural do Pará apresenta resultados durante Congresso de Biblioteconomia em Recife

Servidoras falaram sobre como o programa incentiva a leitura em ambientes prisionais, promovendo a reeducação e transformação social

Por Aycha Nunes (FCP)
29/11/2024 15h45

Com mais de 17 mil livros entregues em mais de 44 bibliotecas prisionais pelo estado,em 2024, a Fundação Cultural do Pará (FCP) esteve presente no 30° Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), em Recife. Por meio do Programa Leitura por Todo o Pará, representantes da FCP palestraram sobre a “ Formação de Leitores Para Pessoas Privadas de Liberdade”. 

As servidoras Denise Franco e Marinilde Barbosa, foram as representantes da FCP no III Fórum de Biblioteca Prisionais e falaram sobre  como o programa incentiva a leitura em ambientes prisionais, promovendo a reeducação e transformação social.  Criando uma oportunidade para conhecer estratégias inspiradoras e  resultados desta iniciativa que leva cultura e o conhecimento para todos.  

Marinilde Barbosa, faz parte da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, que é vinculada à Federação de Associações de Bibliotecários, Cientistas  de Informação e Instituições (FEBAB), fala da importância do evento para a FCP e para sua trajetória profissional. "Estar nesse evento é uma forma de divulgar e fortalecer o trabalho junto à Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, trabalho que a Fundação Cultural do Estado do Pará está realizando por meio da Diretoria de Leitura e Informação, em bibliotecas prisionais, por meio também do  edital de Cessão de Obras de Autores Paraenses como uma forma de democratizar o acesso ao livro  para pessoas privadas de liberdade", destaca a servidora. 

“Ano passado, a Fundação Cultural do Pará dotou 44 unidades de bibliotecas prisionais com o acervo e como desdobramento desse trabalho, dentro do Programa Leitura por Todo o Pará está sendo desenvolvido pela Denise Franco, um workshop de formação de leitores para pessoas privadas de liberdade. Então, a partir desse trabalho, nós recebemos o convite para participar do terceiro Fórum de Bibliotecas Prisionais", finaliza Marinilde.

Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

O evento, que começou no dia 25 e seguiu até esta sexta-feira (29), teve como objetivo discutir temas emergentes e integrar as equipes das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas, bem como os profissionais que atuam em espaços distintos aos das bibliotecas, como empresas, centros de documentação, centros de pesquisa, espaços culturais, entre outros.

O evento contou com palestras, mesas-redondas, workshops, visitas guiadas, feira de exposições, eventos complementares e mesas colaborativas de trabalhos, além de muita integração e conhecimento.

Cessão de Obras de Autores Paraenses -  O objetivo do edital é ampliar o acervo utilizado nos espaços de leitura e promover a valorização da literatura e da história paraense. Além disso, o instrumento busca também garantir o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, bibliotecas escolares (rede pública de ensino), bibliotecas hospitalares da rede pública, bibliotecas e casas de ressocialização prisionais.

Texto: Jhullyele Santos - Ascom / FCP