Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Técnicas do Ideflor-Bio participam de treinamento sobre elaboração de Planos de Manejo na Bahia

O intercâmbio entre diferentes esferas de gestão ambiental é considerado estratégico para unificar boas práticas e atender às especificidades de cada região

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
29/11/2024 15h21

Duas técnicas do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) participaram, entre os dias 25 e 29 de novembro, da Oficina de Elaboração do Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre e da Área de Proteção Ambiental (APA) Ararinha Azul, em Juazeiro, na Bahia. Lorena Lisboa e Deiliany Oliveira estiveram no evento, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), como observadoras, representando o órgão ambiental paraense.Evento enfatizou a elaboração do Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre e da Área de Proteção Ambiental Ararinha Azul

A oficina teve como objetivo participar do Plano de Manejo das Unidades de Conservação (UCs) federais localizadas na região, instrumento essencial para a gestão e proteção desses territórios. O Refúgio de Vida Silvestre e a APA Ararinha Azul desempenham um papel fundamental na preservação da biodiversidade brasileira, sendo áreas estratégicas para a proteção da espécie Cyanopsitta spixii, popularmente conhecida como ararinha-azul, que foi reintroduzida na natureza após anos de extinção em estado selvagem.

Intercâmbio - Segundo Lorena Lisboa, bióloga do Ideflor-Bio, a participação na oficina foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências com gestores federais. “Vivenciar de perto as práticas utilizadas pelo ICMBio na elaboração dos Planos de Manejo nos ajuda a aprimorar nossas próprias metodologias no Pará. Essa troca fortalece nosso compromisso com uma gestão ambiental de excelência, que valorize e conserve a biodiversidade do Estado”, informou.

O Ideflor-Bio pretende aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração e revisão dos Planos de Manejo das UCs estaduais, uma prioridade do Instituto para melhorar a conservação de ecossistemas únicos e fortalecer as políticas de proteção ambiental no Pará. O intercâmbio entre diferentes esferas de gestão ambiental é considerado estratégico para unificar boas práticas e atender às especificidades de cada região.Profissionais de vários estados participaram da oficina promovida pelo governo federal

Aperfeiçoamento - Para o presidente em exercício do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, a capacitação contínua da equipe é essencial para enfrentar os desafios da gestão ambiental. “O aprendizado adquirido pelas nossas técnicas nessa oficina será refletido em ações mais eficazes de planejamento e manejo das nossas UCs. Trabalhar de forma integrada com outros órgãos ambientais, como o ICMBio, amplia nosso alcance na proteção dos recursos naturais paraenses”, destacou.

Além de absorver o conhecimento técnico, as servidoras contribuíram para o fortalecimento do diálogo entre os gestores federais e estaduais. Essa aproximação é fundamental para o desenvolvimento de estratégias conjuntas, que contemplem a proteção da biodiversidade e a preservação das riquezas naturais do Brasil.

O Refúgio de Vida Silvestre e a APA Ararinha Azul são áreas emblemáticas para a conservação no País, sendo um exemplo inspirador para as UCs do Pará. As técnicas afirmam que o intercâmbio de informações e as boas práticas observados na oficina devem servir como modelo para futuros projetos do Ideflor-Bio.