Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional dos Caetés orienta usuários e acompanhantes sobre medicação segura

Durante uma semana, a unidade de saúde do Governo do Pará promoveu palestras para informar sobre uso consciente de medicamentos e os riscos da automedicação

Por Governo do Pará (SECOM)
29/11/2024 14h56

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, realizou a Semana de Ação de Educação em Saúde com o tema “Medicação Segura: garantindo a segurança e efetividade do tratamento”, destacando a importância do uso correto de medicamentos para a segurança dos pacientes. A programação, iniciada em 25 de novembro, contou com atividades informativas direcionadas a usuários e acompanhantes nos setores de internação, e foi encerrada nesta sexta-feira (29) com palestra na recepção do Centro de Hemodiálise.

As informações foram direcionadas a usuários e acompanhantes nos setores de internação e na recepção do Centro de Hemodiálise

Coordenada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e pela equipe de Farmácia, a iniciativa ofereceu orientações farmacêuticas e debates sobre o uso consciente e seguro de medicamentos, com o apoio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

A coordenadora de Farmácia, Josielma Roxo, informou que a iniciativa “está relacionada à promoção à saúde, eficácia no tratamento e prevenção de erros. Fizemos a conscientização ao nossos usuários quanto à educação em saúde, informando-os sobre o uso correto dos medicamentos, esclarecendo dúvidas sobre dosagens, a forma de administração, armazenamento e quais as precauções necessária para promover o uso mais consciente e seguro de medicamentos”.

Prevenção de erros - Para Diego Cardoso, farmacêutico da Unidade Dispensadora de Medicamentos Especializados (UDME), “a ação sobre medicação segura é de suma importância para levar conhecimento aos usuários. Os farmacêuticos desempenham um papel essencial na prevenção de erros relacionados a medicamentos e no combate à automedicação. Por meio dessas iniciativas, fortalecemos a confiança da população no tratamento e promovemos hábitos seguros no manejo de medicamentos. Educar é cuidar. Conscientizar é salvar vidas”.

Paula e sua mãe, Sebastiana, reconheceram a importância da iniciativaUsuários aprovaram a iniciativa, como Paula de Nazaré Padilha Nunes, 31 anos, acompanhava a mãe, Sebastiana Nunes Padilha, 73 anos, em consulta com o nefrologista. Moradoras de Bragança, município a 42 km de Capanema, elas participaram de uma das palestras sobre medicação segura. “As informações foram muito importantes. O uso de medicamentos sem prescrição médica é muito perigoso, e o auxílio de profissionais da saúde é essencial para evitar uma série de problemas. Estão de parabéns pela iniciativa”, disse Paula.

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), formado pelo Hospital Regional, a Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito - Ascom/CHC