Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc garante avaliação e acompanhamento socioemocional para alunos da rede estadual

Iniciativa inédita envolve cerca de 2 mil alunos das escolas estaduais

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
29/11/2024 11h35

Para saber como está a saúde mental dos estudantes da rede estadual e identificar possíveis transtornos como depressão, ansiedade e outros, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Assessoria de Convivência Educacional (ACE), está realizando a aplicação da avaliação socioemocional através do IPTV - plataforma do Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEP). A aplicação da pesquisa começou na segunda-feira (26) e segue até a próxima sexta-feira (6) de dezembro.

Esta é a primeira aplicação da avaliação socioemocional realizada pela Seduc e a ação ocorre com estudantes de escolas estaduais de Belém. A avaliação é feita por análise textual na plataforma IPTV e está sendo aplicada nas unidades escolares por psicólogos da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 1. Ao todo, cerca de 2 mil estudantes da 2ª série do Ensino Médio serão avaliados.

“O objetivo dessa avaliação é perceber, através dessa produção textual, detalhes de possíveis depressão, possíveis transtornos de saúde mental. É uma pesquisa, que ocorre pelo IPTV, junto com a DRE Belém 1. Os psicólogos passaram por treinamento e essa amostra terá aproximadamente 2 mil estudantes participando até o encerramento da aplicação, que será no dia 6 de dezembro”, explicou o Diretor de Diversidade e Inclusão (DDI) e coordenador da Assessoria de Convivência Educacional (ACE) da Seduc, Mário Augusto Almeida.

O diretor ainda explica que, a partir dos resultados obtidos na avaliação, serão adotadas ações para garantir a proteção de cada estudante. “Depois disso, com os resultados obtidos, a gente vai olhar esse estudante e, se for o caso, fazer os devidos encaminhamentos para rede de proteção, por conta de se tratar de uma ferramenta por inteligência artificial na detecção de algum transtorno em saúde mental”, afirmou Mário Augusto.