Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Rua Gaspar Viana, em Belém, tem trânsito alterado para obra de saneamento, nesta sexta, 29

A alteração no trânsito da via começa às 8h, entre a Avenida Doca de Souza Franco e a Travessa Quintino Bocaiúva. Os serviços seguem até o dia 7 de dezembro

Por Gustavo Pêna (SEOP)
28/11/2024 17h07

A partir das 8h desta sexta-feira, 29, até o dia 7 de dezembro, às 17h, o trânsito na Rua Gaspar Viana, entre a Avenida Doca de Souza Franco e a Travessa Quintino Bocaiúva, em Belém, será parcialmente interditado para mais um serviço de saneamento executado pelo Governo do Estado, para garantir a coleta adequada do esgoto sanitário dos imóveis localizados no entorno do Canal da Doca.

A obra de esgotamento sanitário será executada em 30 metros da Rua Gaspar Viana, próximo à Avenida Doca de Souza Franco. Durante os serviços, apenas uma faixa receberá os trabalhos de escavação, e a outra ficará com o fluxo livre. A Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) orienta aos motoristas a utilizarem o acesso por rotas alternativas, como a Rua Municipalidade.

Com a implantação da rede coletora ao longo da Doca e ruas transversais, todo o material passará pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Una, a maior do Estado, vinculada à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e avança para a fase final.

Além da Rua Gaspar Viana, os trabalhos são executados na Rua 28 de Setembro até o próximo sábado, 30, e já passaram pela Rua Municipalidade, Avenida Visconde de Souza Franco, Passagem Vila Rica, Avenida Senador Lemos e Avenida Pedro Álvares Cabral. O canal da Doca também está recebendo obras específicas de esgotamento.

Meio ambiente - A primeira etapa do saneamento da Sub-Bacia 4.1.1 do Una será mais um dos legados da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas - COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense. A obra é executada pelo Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional.

O saneamento do entorno do Canal da Doca inclui cerca de 7.600 metros de rede coletora de esgoto; assentamento de aproximadamente 140 unidades de Poços de Visita (PV); execução de cerca de 700 unidades de ramais domiciliares; demolição e recomposição de pavimento asfáltico, e construção de uma estação elevatória de esgoto e de um abrigo para gerador.