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Alunos de Marituba vivenciam educação ambiental no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia

Durante a atividade, foi utilizada a metodologia “Educando com Arte na Floresta”, que combina teatro e educação para aproximar os participantes do meio ambiente

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
27/11/2024 19h54

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Freire de Oliveira Falcão, de Marituba, participaram de uma experiência única de educação ambiental nesta quarta-feira (27), no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, que é uma Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). A visita integrou o Projeto “Teatro na Floresta”, desenvolvido pelo Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora).

Os estudantes percorreram a Trilha da Seringueira, um espaço de conservação ambiental que alia aprendizado e lazer. Durante a atividade, foi utilizada a metodologia “Educando com Arte na Floresta”, que combina teatro e educação para aproximar os participantes do meio ambiente. Por meio de personagens inspirados na fauna, flora e cultura amazônica, o projeto busca promover uma conexão emocional e educativa com a natureza.

“A trilha oferece mais do que conhecimento, ela cria uma experiência sensorial e emocional que reforça a importância de preservar o meio ambiente”, destacou o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, responsável pela gestão do Refúgio. Ele também ressaltou a relevância do espaço como um laboratório vivo para práticas de educação ambiental.

Aprendizagem - Os alunos foram envolvidos em discussões sobre temas essenciais para a conservação, como o papel dos agentes dispersores de sementes, a importância das abelhas sem ferrão na polinização e o manejo sustentável dos recursos naturais. A abordagem lúdica e interativa despertou o interesse dos participantes, contribuindo para uma compreensão mais profunda e significativa dos assuntos tratados.

A diretora social da Asflora, Josiane Mattos, explicou que o projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 (Educação de Qualidade) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). “Ao unir arte e educação, estamos formando cidadãos mais conscientes sobre o impacto das suas ações no meio ambiente. É gratificante ver como as crianças se envolvem e se conectam com a mensagem”, afirmou.

Continuidade - Esta foi a segunda escola de Marituba a participar do projeto “Teatro na Floresta”, consolidando a iniciativa como uma ferramenta de grande alcance no processo de sensibilização ambiental. O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, com sua rica biodiversidade, se torna um cenário ideal para a execução dessas atividades, oferecendo uma vivência prática e inspiradora para os estudantes.

Uma das professoras responsáveis pela turma destacou o impacto positivo da atividade nos alunos. “Foi uma manhã de aprendizado único. A interação com o teatro e a trilha fez com que eles percebessem a importância da natureza e como podem contribuir para sua preservação”, relatou. Segundo ela, os alunos saíram motivados a compartilhar o que aprenderam com suas famílias e colegas.

Ao final, os participantes receberam orientações sobre como adotar práticas sustentáveis em suas rotinas e foram incentivados a explorar mais sobre o papel das unidades de conservação na proteção da biodiversidade amazônica.