Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

No Oncológico Infantil, ação nacional da Polícia Rodoviária Federal alegra usuários

Em mais uma edição do 'Policiais Contra o Câncer infantil', patrulha e voluntários arrecadam doações para casas que apoiam crianças e acompanhantes durante tratamento

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2024 17h56

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) recebeu, na manhã desta quarta-feira, 27, mais uma edição do Policiais Contra o Câncer Infantil, ação nacional idealizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e que faz alusão ao 23 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. No Pará, a campanha, que visa a arrecadação de doações de alimentos, brinquedos, materiais escolares e produtos de higiene pessoal ao Hoiol e às casas que apoiam crianças em tratamento, é articulada junto à unidade referência em oncologia pediátrica na região amazônica.

A diretora-geral da unidade, Sara Castro, parabenizou a mobilização dos policiais em prol dos usuários do Oncológico Infantil e ressaltou a grandeza do evento anual. "Convivemos diariamente com os desafios do combate ao câncer e é emocionante poder vivenciar ações que melhoram a vida do próximo a partir do olhar atento e solidário. A programação de hoje trouxe alegria, com mágicas e apresentações musicais, mas também acalento, com a simples e bela homenagem dos policiais, que rasparam suas cabeças como uma forma de apoio e empatia para com os nossos usuários. São gestos como esse e as inúmeras doações que ajudam no conforto emocional e esperança àqueles que estão lutando contra o câncer", afirmou a gestora.

Desde 2014, a PRF do Pará realiza a ação, que observa um reforço constante nas parcerias firmadas, como explica a representante da PRF-PA, Chiara Azevedo. "A PRF, junto aos parceiros, organiza a doação de alimentos, brinquedos e de material escolar, mas nós também deixamos claro que essas doações podem ser feitas ao longo do ano aqui no hospital e nas casas de apoio. Para nós, brincar é trazer alegria às crianças em um momento lúdico, divertido, em meio a um tratamento que não é fácil. Enquanto instituição, estamos muito felizes em participar de uma programação montada com tanto amor e carinho", afirmou.

O voluntário Geovani Gabriel, 20 anos, faz parte do grupo "Amigos Solidários", que há sete anos firmou parceria com a PRF para a ação de corte de cabelo. Ao se emocionar com a atividade, pediu para que um paciente o ajudasse a raspar o próprio cabelo. "Eu decidi raspar a cabeça como forma de homenagear todas as crianças que lutam contra o câncer. Raspar a cabeça é mostrar que a gente se importa e se solidariza com o que elas enfrentam durante o tratamento. Não imaginava que sentiria o que eu senti. Foi uma alegria imensa ver o sorriso deles", disse o jovem.

A presença de viaturas e motos da PRF-PA e de voluntários disfarçados de super-heróis foram iniciativas recebidas com entusiasmo por pacientes e acompanhantes, que agradeceram mensagens de coragem e força transmitidas na ação. Outro convidado bastante celebrado entre os pequenos foi o cão Alecrim, do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). O animal participa de visitas mensais na unidade e traz os benefícios da Terapia Assistida por Cães aos pacientes do Hoiol.

Jornada - Foi durante uma viagem à capital paraense, em 2022, que a sul-mato-grossense Juliana Almeida, 24 anos, descobriu que a saúde do filho não estava bem. Pietro Emanuel havia recém completado 4 anos quando começou a manifestar alguns sinais e sintomas do câncer mais comum em crianças, a leucemia. "Primeiro ele começou a ter febres constantes, falta de apetite e indisposição. Ele fez transfusão de sangue e outros exames, que diagnosticaram Leucemia Linfoide Aguda (LLA)", recorda Juliana.

Segundo ela, devido às programações realizadas no Hospital Octávio Lobo, o filho ressignificou as visitas e internações na unidade. "Muitas vezes ele chorava, reclamava do desconforto de ser ‘furado’ para receber a medicação e me dizia que não queria mais sofrer. Isso partia o meu coração, pois sei da importância do tratamento para a vida do meu filho. Mas  abandonar o tratamento e nos entregar a essa doença não era uma opção. Nos momentos de dor, eu sempre dizia a ele para ser forte e corajoso. E o que nos ajudou muito a transformar o entendimento do tratamento foram as programações do hospital. Ele era uma criança muito tímida, retraída, mas com as atividades, passou a interagir, se divertir, dar risadas", afirmou Juliana.

"Desde a ação (Policiais Contra o Câncer Infantil)  do ano passado, Pietro me diz que quer ser policial. Hoje acordou cedo e pediu para vir ao hospital porque queria ver a programação, ver as viaturas e os policiais. O hospital tem um novo significado para o meu filho e para mim também", disse Juliana, enquanto agradecia o fato de o filho ter finalizado todas as sessões de quimioterapia e seguir em acompanhamento ambulatorial na unidade.

Atrações - A programação, realizada em frente à unidade, contou com mais uma edição do "Canto do Empreendedor", projeto desenvolvido no Hoiol e que ajuda pais e responsáveis a garantirem renda extra por meio da venda de roupas, acessórios, alimentos, artesanatos, dentre outros. O entretenimento foi garantido com a apresentação do mágico voluntário Nathan Correa, que, com truques e surpresas, arrancou risadas e entusiasmo do público. Em seguida, vieram apresentações musicais, com DJ Ruano, Sávio Ribeiro e Nelsinho Rodrigues, que cantou sucessos como o "Gererê".

Brincadeira solidária - Presença assídua nas ações solidárias do Oncológico Infantil, os mascotes do Clube do Remo e do Paysandu levaram alegria e presentes aos pacientes internados durante visita à beira-leito. O Lobo Mau chegou acompanhado da diretora de Responsabilidade Social do Paysandu, Simone Ettinger; e pela diretora do Futebol Feminino do clube, Nazaré Sampaio. Já o Leão Malino chegou acompanhado por Carlena Gama, diretora de Responsabilidade Social do Clube do Remo e Aurea Diniz, da Diretoria da Mulher.

Rede de apoio - Representantes de instituições parceiras do Hospital Octávio Lobo também discursaram durante o evento. Todas receberão doações arrecadadas pela ação Policias Contra o Câncer 2024. "Agradeço a todos os colaboradores, aos parceiros, à PRF e ao Oncológico Infantil. O nosso trabalho sobrevive de doação e toda ajuda é muito importante para essas famílias. Quando falamos em gesto solidário não nos referimos apenas ao material doado, mas ao tempo e a atenção que destinamos ao paciente e ao acompanhante. Por isso, muito obrigada pela ação, pelas doações e pelo tempo que estão destinando a essa causa", afirmou Marta Batista, do Instituto Áster, ao lado de Moisés Oliveira, da ONG DOE; Natacha Costa e Natália Porfírio, representando a Casa Ronald McDonald;  e Denise Barros, da Casa Menino Jesus.

Serviço - Gerenciado pelo Instituto Diretrizes, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência no tratamento de crianças e adolescentes na região amazônica. Para realizar doações de brinquedos, materiais escolares e produtos de higiene pessoal, os interessados devem procurar o setor de Humanização do Hoiol (Tv. Quatorze de Abril, 1394 – São Brás, Belém), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Texto: Ellyson Ramos - Ascom Hoiol