Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVEMBRO ROXO

Hospital Abelardo Santos é referência no suporte emocional e físico a gestantes e prematuros

Projetos oferecem técnicas especializadas e abordagens humanizadas para a recuperação e total bem-estar dos recém-nascidos na unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2024 15h10

O banho de ofurô ajuda a reduzir o estresse e o tempo de internaçãoNo mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, destaca a importância dos serviços especializados e humanizados oferecidos a recém-nascidos prematuros. Como referência em atendimento neonatal, nos últimos 12 meses a unidade de saúde do Governo do Pará realizou 5.187 partos, dos quais 2.428 normais e 2.759 cesáreas.

O Hospital dispõe de urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, com cinco salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), uma delas equipada com banheira para esse procedimento na água. Além disso, conta com uma equipe multidisciplinar que utiliza abordagens integradas e oferece serviços essenciais ao desenvolvimento e à alta dos bebês.

Jacilene Cavalcantes acompanha o filho, prematuro extremoJacilene Cavalcantes, 26 anos, vive no município de Rio Maria, no Sul do Pará, a cerca de 700 quilômetros de Belém. Para dar continuidade ao tratamento do seu filho, Antônio, que nasceu prematuro extremo, ela enfrentou uma viagem de mais de 13 horas até o Hospital Abelardo Santos. Além da preocupação com a saúde do filho, Jacilene não tinha onde ficar na capital durante esse período.

“A equipe ofereceu o alojamento para que eu pudesse ficar e guardar minhas coisas, em uma estrutura confortável, o que me dá um certo alívio, mesmo diante dos desafios que meu filho tem enfrentado devido à condição do parto. Assim, consigo estar sempre perto dele, acompanhando, dia após dia a luta dele para se recuperar o quanto antes e podermos voltar para casa”, disse Jacilene.

A maternidade do Hospital Abelardo Santos desempenha um papel fundamental no atendimento seguro em diferentes níveis, com ênfase na mãe e no bebê, principalmente em contextos de complexidade neonatal. Com base nesse trabalho, Aline Oliveira, mãe do recém-nascido Anthony Igor, contou que adquiriu conhecimentos importantes para cuidar do filho. "Fiquei impressionada com o cuidado com a gente, e certamente levarei para casa tudo que aprendi aqui", informou.Método Canguru oferecido às mães no HRAS: acolhimento e fortalecimento de vínculos

Cuidado e acolhimento - Além de sua estrutura física, a unidade promove diversas iniciativas voltadas ao cuidado e acolhimento de mães e recém-nascidos, como Ofuroterapia, Redeterapia, Órteses em Neoprene e de Descompressão, Grupos de Apoio e Método Canguru. Além disso, possui alojamento equipado com camas e banheiro, para receber mães oriundas do interior e que não possuem moradia na capital.

Segundo a terapeuta ocupacional Danielle Ferreira, os recém-nascidos, especialmente os prematuros, podem enfrentar desafios durante o tratamento. Portanto, os projetos visam reduzir o estresse e melhorar o sistema respiratório, promovendo benefícios significativos para o ganho de peso, o que reduz o tempo de internação e promove saúde e bem-estar aos bebês.

Outro ponto destacado pela terapeuta é que esse tipo de trabalho contribui para a interação e o vínculo afetivo. “A construção de vínculos afetivos é essencial para o desenvolvimento emocional e social dos bebês. Atuamos com os pais e os recém-nascidos, incentivando o contato físico, a comunicação e a expressão emocional. Esse suporte ajuda a fortalecer o vínculo entre as partes”, disse Danielle Ferreira.

Há outros aspectos, como monitoramento e intervenção em casos de problemas, incluindo distúrbios neuromusculares ou dificuldades de alimentação, e ainda capacitação dos pais para o cuidado do bebê em casa. “Desta forma, todos os projetos desenvolvidos para os usuários são uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos recém-nascidos”, reiterou a terapeuta ocupacional.Redeterapia estimula o ganho de peso e a rápida recuperação do bebê

Projetos implantados no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos 

● Método Canguru: Modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, baseado no manual do Ministério da Saúde. O bebê, vestindo apenas a fralda, é colocado em posição vertical sobre o peito da mãe ou do pai. Os dois são envoltos por uma roupa especial ou manta para manter a temperatura corporal.

● Redeterapia: Os bebês são colocados em uma rede de tecido de algodão dentro da incubadora, na posição fetal, semelhante à do útero, contribuindo para o ganho de peso, estímulo sensorial e rápida recuperação.

● Ofuroterapia: Busca reduzir o estresse e o tempo de internação, além de melhorar o sistema respiratório. A água morna e a sensação de segurança ajudam a reduzir a agitação e o estresse, promovendo um sono mais tranquilo. No HRAS, muitos pais relataram que os bebês passaram a dormir melhor e por mais tempo após esse procedimento.

● Órteses: São confeccionados dispositivos neonatais para evitar e/ou tratar deformidades progressivas, como encurtamento, rigidez e disfunção nos membros dos recém-nascidos. Em 2023, o HRAS produziu 3.619 dispositivos para atender necessidades clínicas de pacientes de diferentes faixas etárias.

● Alojamento: Espaço dedicado ao alojamento de mães que se deslocam do interior para o parto na unidade, permitindo que elas acompanhem o tratamento de seus filhos em um ambiente climatizado e confortável, equipado com camas e banheiro, proporcionando uma estadia mais acolhedora.

● Grupo de apoio: O trabalho desenvolvido na Comissão de Humanização (CH) oferece aulas de crochê, bordado, biscuit, entre outras habilidades, com o objetivo de distrair as mães e proporcionar conhecimentos que possam gerar uma fonte de renda extra.

Para alívio da dor durante o trabalho de parto, o HRAS utiliza métodos não farmacológicos, dispondo de fisioterapeutas nas salas de parto, massagens relaxantes, banhos de água morna e aromaterapia, minimizando o desconforto das mães. A instituição também promove cursos de preparação para o parto durante o pré-natal, reforçando o compromisso com a saúde das mães e dos recém-nascidos.

Novembro Roxo - Em novembro, diversas ações destacam a importância da prevenção do parto prematuro, principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos. A atenção começa no pré-natal, com a correta definição da data gestacional, orientação à gestante e tratamento de condições como hipertensão e infecções, que podem causar o parto antecipado e representar risco à saúde da mulher.

"A dedicação e o cuidado da nossa equipe são pilares essenciais no atendimento humanizado oferecido pelo ‘Abelardo Santos’. Nossa abordagem visa não apenas tratar, mas promover o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos em um ambiente acolhedor e seguro. Os relatos das mães destacam o impacto positivo das nossas técnicas e projetos na vida delas”, frisou a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira.

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Dentre os serviços, a unidade dispõe de urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, com cinco salas de parto e 50 leitos de internação obstétrica.

Texto: Diego Monteiro - Ascom/HRAS