Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Dia Nacional de Combate ao Câncer: Governo intensifica ações e amplia o atendimento oncológico no Pará

Estado conta com uma rede estruturada para atender pacientes oncológico e segue trabalhando para ampliar ainda mais a cobertura desses tratamentos

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
27/11/2024 14h33

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) destaca os avanços e esforços contínuos na prevenção e no tratamento do câncer, reafirmando seu compromisso com a saúde pública.

Por meio da Coordenação Estadual de Atenção Oncológica (Ceao), A Sespa atua em várias frentes, abrangendo desde a conscientização até o tratamento de alta complexidade, com o objetivo de reduzir a incidência e mortalidade pelo câncer, que segue sendo um dos maiores desafios de saúde no Brasil. 

A Coordenadora de Oncologia da Sespa destacou a importância da prevenção. “A prevenção contra o câncer é composta por diversas frentes, mas a prevenção primária é a mais eficaz. A divulgação e a adesão à vacina são essenciais para reduzir alguns casos de cânceres. Além disso, a realização de exames preventivos, como o papanicolau para o câncer de colo de útero e a mamografia para o câncer de mama, são essenciais para detectar a doença em estágios iniciais. Outros fatores de risco incluem o tabagismo, uma alimentação inadequada, o sedentarismo, o uso excessivo de álcool e as infecções virais, sendo o HPV um dos principais causadores”, declarou. 

A Sespa realiza ações ao longo do ano para conscientizar a população sobre os fatores de risco para o câncer, como tabagismo, alimentação inadequada e exposição solar sem proteção. Essas atividades incluem campanhas educativas, como a vacinação contra o HPV, voltada para prevenir tipos de câncer relacionados ao vírus. A meta é atingir altas coberturas vacinais entre crianças e adolescentes, faixa etária prioritária para imunização. A coordenadora de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde, enfatiza a importância da imunização. 

“A vacinação contra o HPV é uma das principais estratégias no combate ao câncer, especialmente no que diz respeito à prevenção do câncer de colo de útero, pênis, ânus e garganta. A vacina está disponível no SUS para meninos e meninas de 9 a 19 anos, com um esquema de dose única. Para as pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV, a vacina é administrada em três doses. Com essas ações, a Sespa reforça seu compromisso em oferecer proteção e promover a saúde da população paraense”, destacou. 

Atendimento regionalizado e descentralizado- O Pará conta com uma rede estruturada para atender pacientes oncológicos. O Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém, é referência estadual para tratamentos de alta complexidade, como radioterapia, quimioterapia e cirurgias oncológicas. O hospital realiza milhares de atendimentos mensais, abrangendo casos de cânceres complexos.

Além do HOL, a Sespa investiu na ampliação e descentralização do atendimento. Unidades regionais como o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, e o Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, oferecem diagnóstico e tratamento para diferentes tipos de câncer. O HRPC, por exemplo, inaugurou em 2023 um setor de quimioterapia com 27 poltronas, permitindo que pacientes de 38 municípios tenham acesso a terapias como quimioterapia oral, hormonioterapia e imunoterapia.

Outra unidade fundamental é o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, que atende crianças com diferentes tipos de câncer, oferecendo tratamento humanizado e suporte integral às famílias. 

Infraestrutura - O Estado tem investido na ampliação e modernização de sua infraestrutura hospitalar. Com novas instalações, como centros de radioterapia, e o aumento da capacidade de leitos, a Sespa garante que os pacientes recebam atendimento de qualidade. A construção de novos setores de quimioterapia e a instalação de novos equipamentos, como tomógrafos e aceleradores lineares, são parte da estratégia para reduzir a fila de espera e aumentar a agilidade nos tratamentos.

O atendimento ao paciente com câncer vai além do tratamento físico, e o Estado oferece suporte psicossocial para lidar com as consequências emocionais da doença. Serviços de psicologia, grupos de apoio, atividades de reabilitação e acompanhamento familiar são oferecidos para garantir uma recuperação mais completa. 

O Estado segue trabalhando para ampliar ainda mais a cobertura de tratamentos oncológicos, reduzindo as disparidades entre áreas urbanas e rurais. Com um forte foco em saúde preventiva, descentralização de serviços e humanização do atendimento, o Governo reafirma seu compromisso em promover saúde e bem-estar para toda a população do Pará.

Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa