Cirurgia recupera movimentos da mão de paciente no Hospital Regional de Oriximiná
Primeiros movimentos já foram notados logo no pós-operatório; técnica cirúrgica reconstruiu ligamentos dos tendões
Uma cirurgia de altíssima complexidade recuperou os movimentos da mão direita de um paciente atendido no Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus. Os movimentos ficaram fortemente comprometidos depois de um trauma que rompeu cinco dos nove principais tendões presentes na mão do paciente.
“Era uma lesão bem grave na musculatura extensora do antebraço, responsável pelo movimento de abrir e fechar os dedos”, lembrou o médico Orestes Bozza Neto, que atende casos de ortopedia e traumatologia.
Diante da gravidade, o esforço da equipe era recuperar o máximo de movimento possível da mão do paciente. "Alcançamos um resultado bem melhor do que esperávamos”, afirmou Orestes. “Na verdade, foi sensacional porque recebemos o paciente já sem nenhum movimento na mão e, logo no pós-operatório, ele já mexia um pouco dos dedos.”
Durante a cirurgia, realizada no dia 13 de novembro, o médico lembra que fez alguns testes para checar a condição dos tendões. “Mas a lesão era muito grave e não foi possível reparar todos os pontos. Então, usei alguns recursos adicionais e os resultados foram positivos.”
Ele explicou que foi um procedimento incomum, dada a gravidade do caso. “Na medicina, o nome correto para o tipo de cirurgia que realizamos é reconstrução capsulo-ligamentar de múltiplos túneis e tendões extensores.”
Agora, o paciente deu início à fase de reabilitação. “Ele vai realizar treinos para obter ganho de força com apoio da terapia ocupacional. Acredito que, com o tempo e o empenho dele, terá a chance de conseguir recuperar as funções dos movimentos que havia perdido”, disse Orestes.
Desde quando foi inaugurado, em 1/10, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus já realizou 31 cirurgias. “Já estamos conseguindo atender os pacientes do município e região”, observou a gerente assistencial Katiuscya Santos. “Ter um serviço de saúde perto da casa das pessoas é muito importante, porque essa proximidade, muitas vezes, determina a recuperação do paciente”, acrescentou.
Para Sharla Neves, coordenadora do Centro Cirúrgico da unidade, existe uma demanda importante por cirurgias na região. “Além de estar mais perto das casas dos pacientes, a presença de um hospital com esse porte, aqui em Oriximiná, desafoga outros hospitais regionais e acaba impactando positivamente em toda a rede pública”, afirmou.
O próprio médico Orestes Bozza Neto, que morava em Santarém, está motivado com o regional em Oriximiná. “Não imaginava que a gente iria conseguir ter um hospital de alta complexidade em Oriximiná. É um sonho realizado estar aqui ajudando as pessoas e cumprindo uma missão importante, porque a demanda pelo serviço de ortopedia no interior do Pará costuma ser bem alta”, comentou.
Referência em média e alta complexidade, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus tem 26 leitos de enfermaria e UTI e 24 leitos de pronto atendimento, está equipado para realizar exames laboratoriais e de imagem, atendendo pacientes em sete especialidades: anestesiologia, clínica geral, cirurgia geral e ginecológica, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.
A unidade também conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais de assistência social, enfermagem, fisioterapia e psicologia, que atua a partir de uma abordagem integral e humanizada.
Texto: Edson Fonseca