Sarau faz homenagem ao maestro Altino Pimenta
Uma vida inteira dedicada à música. Assim foi a trajetória de Altino Rosauro Salazar Pimenta (1921-2003), que se consagrou como um dos mais importantes maestros da história da música no Estado do Pará. Em homenagem a este grande nome da cultura paraense, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), apresenta no próximo dia 27, às 18h30, um sarau na Igreja de Santo Alexandre, com entrada franca.
Realizada em parceria com o projeto Sarauparauara, da Escola de Música da UFPA (Emufpa), a apresentação trará composições do maestro Altino Pimenta, contemplando o acervo de partituras do músico que estão sob a guarda do MIS. Está e a segunda mostra do projeto. A primeira foi em homenagem ao maestro e compositor Luiz Pardal, que também é um dos coordenadores do projeto Sarauparauara.
“Teremos a participação de músicos, solistas de canto, piano e outros instrumentos musicais, além da Orquestra de Violinos da Emufpa, sob a coordenação dos professores Celson Gomes e Dione Colares e arranjos de professor Luiz Pardal”, informa a diretora do Museu da Imagem e do Som, Dayseane Ferraz. Partiu dos três a ideia de fazer uma apresentação em homenagem ao maestro Altino Pimenta, a partir da visita ao acervo de obras do compositor, salvaguardadas no MIS.
A homenagem terá ainda uma exposição das partituras, guardadas pelo MIS, além de objetos pessoais, condecorações e fotografias que pertenceram ao maestro, que estão em processo de doação ao Museu. “A pesquisa do acervo do maestro vem sendo feita em conjunto com os pesquisadores da Emufpa, além de ter sido tratado tecnicamente pelos nossos pesquisadores. Como resultado destas pesquisas foi elencada para o mês de outubro a apresentação das partituras. Outras ações de valorização do acervo do MIS serão realizadas mês a mês dentro desta parceria com o Projeto Sarauparauara/Emufpa”, destaca Dayseane.
O projeto Sarauparauara incentiva a realização de encontros em forma de sarau para o desenvolvimento de atividades musicais de câmara, com o objetivo de possibilitar a alunos, professores, músicos e público em geral conhecer parte do repertório musical erudito paraense. As apresentações públicas acontecem nas dependências dos Museus do SIM/Secult, com o objetivo de preservar a memória musical da Amazônia.
Serviço: 2ª Mostra do Projeto Sarauparauara em homenagem ao maestro Altino Pimenta. Dia 27 de outubro, a partir das 18h30, na Igreja de Santo Alexandre, em frente à Praça Frei Caetano Brandão. Informação: (91) 4009-8817. Entrada franca.