Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa realiza ação de saúde na Praça Batista Campos em alusão ao Novembro Azul

Durante a ação, os participantes puderam receber orientação de saúde, agendar exames e consultas, realizar testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Por Jamille Leão (SEMAS)
24/11/2024 13h49

Neste domingo (24), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizou uma ação de saúde voltada ao público masculino em celebração à campanha Novembro Azul. O evento ocorreu das 8h às 13h, na Praça Batista Campos, em Belém, e ofereceu diversos serviços para cuidar da saúde dos homens.

Durante a ação, os participantes puderam receber orientação de saúde, agendar exames e consultas, realizar testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de aproveitar serviços de vacinação e orientação nutricional. 

Durval Pereira é técnico em telecomunicações, estava na praça a passeio, e aproveitou para participar das ações. “Eu estava na praça, quando vi pessoas distribuindo panfletos e resolvi seguir a sugestão delas sobre prevenção. Acredito que a prevenção é sempre a melhor escolha para evitar situações constrangedoras no futuro. Então, decidi acatar a sugestão e participei da ação. Foi uma experiência positiva”, afirmou. 

Também foram realizadas a verificação de pressão arterial e a entrega de kits de saúde bucal, visando conscientizar sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde.

A campanha Novembro Azul, que acontece anualmente, tem como objetivo alertar os homens para a importância da detecção precoce de doenças como o câncer de próstata e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde que afetam o público masculino.

O coordenador estadual de Saúde do Homem, Diego Cutrim, reforçou a importância de os homens adotarem hábitos saudáveis e buscarem acompanhamento médico regularmente para evitar complicações de saúde. "Essa ação é uma oportunidade valiosa para sensibilizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e adotar hábitos preventivos. O Novembro Azul não é apenas uma campanha, mas um lembrete de que a prevenção pode salvar vidas", destacou.

Texto: Jamille Leão - Ascom Sespa